Como de costume, a cada quatro meses a bolsa de valores brasileira (B3) realiza um rebalanceamento do seu principal indicador de desempenho de ações negociadas, o Ibovespa.
E se você ainda não percebeu, faltam apenas quatro meses para o Natal. Mas não se desespere, pois ainda dá tempo de recalibrar a sua carteira de investimentos nesta segunda metade do ano.
O Ibovespa reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. E, hoje, dia 1º de agosto, a B3 divulga a primeira versão preliminar do Ibovespa para o período de setembro a dezembro de 2025.
O maior banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual, não perdeu tempo e já apontou quais são as suas apostas para o rebalanceamento desse quadrimestre.
Em qual ação os analistas do BTG Pactual estão apostando?
Para uma ação entrar na lista do índice da B3, existem alguns critérios a serem seguidos.
A empresa não pode estar em recuperação judicial ou extrajudicial, sob intervenção, em regime especial de administração ou ter qualquer tipo de classificação especial na bolsa.
Além disso, é exigido que a ação tenha participado de pelo menos 95% dos pregões durante os últimos três períodos de análise do índice.
E ela ainda precisa de, no mínimo, 0,1% do volume total negociado na B3 durante a vigência das 3 carteiras anteriores.
Diante dessas diretrizes, os analistas do BTG Pactual se anteciparam e avaliaram que uma ação pode passar a compor a lista de ações do Ibovespa.
Segundo as análises do BTG, essa ação deve entrar no índice com:
- Peso de 0,19%; e
- Pressão de compra equivalente a 1,4x o volume médio diário negociado.
Trata-se de uma das principais construtoras do programa Minha Casa Minha Vida, presente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Estou falando da Cury (CURY3).
Mas se a Cury entra, quem sai? A entrada da construtora Cury na lista do Ibovespa não é o único apontamento dos analistas do BTG Pactual.
Eles também avaliaram duas empresas que devem deixar o índice no próximo quadrimestre: uma delas apresenta pressão vendedora de 0,9x e a outra de 1,6x.
Além disso, os analistas estão prevendo que outras mudanças devem acontecer neste rebalanceamento, incluindo uma “tendência” que aparentava ter ficado no passado.
RELATÓRIO GRATUITO: VEJA QUAIS SÃO AS DUAS AÇÕES QUE SAEM DO IBOVESPA, DE ACORDO COM BTG PACTUAL
Relatório gratuito: saiba quem fica e quem sai do Ibovespa, segundo o BTG Pactual
A boa notícia é que agora você pode ter acesso a essa análise gratuitamente. Isso porque o Seu Dinheiro/Money Times liberou esse relatório como cortesia para todos os leitores interessados.
Essa iniciativa faz parte de um trabalho de curadoria dos relatórios do BTG Pactual. Toda semana, nós selecionamos algumas recomendações do banco para os nossos leitores e as disponibilizamos em uma área de relatórios exclusiva.
Portanto, para acessar essa e outras análises do banco, basta clicar aqui e liberar o seu acesso gratuito.
Você não paga nada em nenhum momento, mas pode vir a lucrar muito com todas as informações que vai encontrar. Clique no botão abaixo para garantir o seu acesso:
Disclaimer: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).