Recentemente, a RBR Asset Management anunciou uma proposta de fusão entre os fundos imobiliários RBR Alpha Multiestratégia (RBRF11) e RBR Plus Multiestratégia (RBRX1), criando o maior hedge fund do mercado.
Essa proposta, que será votada pelos cotistas em assembleias até o dia 20 de agosto, tem brilhado os olhos do analistas, já que promete alguns benefícios, como:
- Elevar o potencial dos dividendos;
- Dar acesso à operações exclusivas;
- Estrutura de custos mais eficiente;
- Maior representatividade na indústria;
- Elevar a liquidez para R$ 3,0 milhões.
Mas, embora o mercado veja bom potencial de retorno e acesso a estratégias diferenciadas com a fusão, Caio Araujo, analista de fundos imobiliários da Empiricus Research, fez a seguinte ponderação:
“Apesar do fundo (RBRF11) conferir desconto relevante em relação aos pares, o processo de fusão com outro veículo da gestora (RBRX11) pode ocasionar volatilidade adicional para suas cotas, além da eventual interrupção nas negociações”, explicou.
Em outras palavras, o RBRF11 continua sendo um fundo com bons fundamentos, mas, no curto prazo, a cautela fala mais alto na visão do analista.
Por isso, para a carteira recomendada com os FIIs mais promissores para agosto, Araujo decidiu direcionar recursos para um outro fundo que, na avaliação dele, oferece um potencial de valorização mais interessante neste momento.
GRATUITO: CONHEÇA OS 5 FIIS MAIS PROMISSORES PARA COMPRAR AGORA
Veja qual FII assumiu o lugar do RBRF11
No lugar do FII RBRF11, o analista decidiu adicionar o HSI Malls (HSML11), um fundo imobiliário focado em shoppings centers, gerido pela HSI Investimentos e administrado pelo Santander.
O fundo tem como objetivo gerar renda e auferir ganhos de capital por meio de shopping centers – seja na exploração ou na compra de ativos. Atualmente, o portfólio do HSML11 conta com sete ativos que somam cerca de 180 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL).
Os empreendimentos estão distribuídos em cinco estados localizados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Além disso, tratam-se de empreendimentos maduros, com mais de 10 anos de funcionamento.
Sendo assim, a entrada do HSML11 na carteira de fundos imobiliários de Araujo tem perfil tático, com foco na performance resiliente dos ativos e cap rate (potencial de retorno de um investimento) elevado em relação aos seus pares.
Aliado a isso, Araujo enxerga uma oportunidade de entrada atrativa no fundo, após uma queda expressiva de quase 6% no último mês.
Mesmo com a queda recente, até o fechamento deste texto, o HSML11 acumula valorização de 9,67% no ano, desempenho muito acima dos 0,61% registrados pelo RBRF11 no mesmo período.
Fonte: Google Finance
E as projeções seguem positivas. De acordo com Caio Araujo, o fundo pode entregar uma valorização de até 14%, com uma rentabilidade estimada em 10,5% nos próximos meses.
Mas o HSML11 é apenas um dos destaques da carteira recomendada para agosto.
O analista da Empiricus Research selecionou mais 4 fundos imobiliários promissores que devem entrar no radar de investidores que buscam bons retornos nessa classe de ativos.
GRATUITO: CONFIRA OS 5 FUNDOS IMOBILIÁRIOS MAIS RECOMENDADOS PELA EMPIRICUS RESEARCH PARA AGOSTO
Confira os Top 5 fundos imobiliários selecionados pela Empiricus
A boa notícia é que, todos os meses, o Seu Dinheiro realiza o programa “Onde Investir”. Em que especialistas do mercado financeiro se reúnem para trazer informações e recomendações valiosas para quem quer manter suas estratégias de investimentos atualizadas.
Neste mês, o programa recebeu Caio Araujo, analista da Empiricus Research, que também é responsável por, todos os meses, selecionar o Top 5 fundos imobiliários em uma carteira recomendada.
E, como cortesia para os leitores, o Seu Dinheiro liberou acesso gratuito à carteira completa do analista. Você não paga nada para acessar esse conteúdo em nenhum momento.
Para acessar o portfólio completo basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções: