Nesta quarta-feira (30), é dia de decisão no calendário econômico: ao final do dia, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central deve divulgar sua decisão para os rumos da Selic, a taxa básica de juros nacional.
Esta já é a quinta reunião do Copom em 2025. Mas dessa vez, o mercado espera por uma decisão um pouco diferente do que vimos no ano até aqui – sinalizando uma virada de ciclo para os juros brasileiros.
O que está em jogo para a próxima decisão do Copom nesta quarta-feira (30)?
Após uma série de sete aumentos consecutivos na taxa Selic, iniciada em setembro de 2024, a expectativa predominante no mercado é de que o Copom mantenha os juros em 15% ao ano na próxima reunião.
Isso porque o próprio órgão sinalizou, em sua ata publicada em 25 de junho, que está mirando em uma “interrupção no ciclo de elevação de juros para avaliar os impactos acumulados” das últimas altas até aqui.
Uma pausa no ciclo de alta geralmente gera expectativas de um possível ciclo de queda, o que poderia trazer um alívio para a economia brasileira, que continua sob pressão.
No entanto, o futuro permanece incerto. Além dos desafios fiscais do governo federal, surge um novo fator de instabilidade para o cenário local: a imposição de uma taxa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros, aplicada pelos Estados Unidos.
Caso o governo brasileiro não chegue a um acordo com os EUA, o “tarifaço” pode mexer ainda mais com as perspectivas de inflação por aqui, além de trazer maior volatilidade para ações brasileiras na bolsa. Tudo isso influencia nos rumos dos juros daqui para a frente.
Aos investidores, resta o questionamento: o que tudo isso significa para os seus investimentos, e o que esperar a partir de agora?
Giro do Mercado ao vivo: acompanhe análise completa da decisão de juros no Brasil
Na noite desta quarta-feira (30 de julho, às 18h30), você é convidado especial para acompanhar uma edição especial do Giro do Mercado, programa do Money Times (portal de notícias parceiro do Seu Dinheiro) que responderá a estes questionamentos.
Nela, Paula Comassetto, apresentadora do programa, e Renato Carvalho, editor-chefe do Money Times, receberão Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus Research, para acompanhar as decisões de juros ao vivo e debater o que esperar da economia global.
Para acompanhar a transmissão, basta inscrever-se clicando no botão abaixo.
É HOJE: ACOMPANHE O GIRO DO MERCADO ESPECIAL COPOM
Mas ao se inscrever, além do acesso à transmissão ao vivo especial, você recebe um compilado gratuito das melhores análises de mercado sobre o assunto.
Confira ao que você terá acesso:
- 30/07, às 18h30: Acesso ao Giro do Mercado especial, um debate de alto nível pós-decisão do Copom;
- Cobertura completa com análises do mercado a respeito da trajetória dos juros;
- Análise pós-divulgação da ata do Copom - que geralmente dá "pistas" sobre a próxima decisão.
Todo esse conteúdo estará disponível para você gratuitamente, sem assumir nenhum tipo de compromisso financeiro.
Para garantir seu acesso, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções na tela: