Site icon Seu Dinheiro

Copom define futuro da Selic nesta quarta-feira (29): saiba como investir após a decisão dos juros

Selic Taxa Juros Brasil Banco Central BC Bacen

O dia 29 de janeiro marcará a primeira Super Quarta do ano, data em que tanto o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central quanto o Fed (Federal Reserve), Banco Central americano, se reúnem para realizar a divulgação das taxas de juros básicas para o Brasil e Estados Unidos, respectivamente, no mesmo dia.

Nesses encontros, cada comitê discute as condições econômicas de seus países, avaliando dados como inflação e emprego, além de verificar a necessidade de alterar as taxas de juros para controlar a inflação e promover a estabilidade econômica.

E, para o investidor, entender os motivos e as consequências dessas decisões é de vital importância para fazer escolhas assertivas para o portfólio de investimentos.

KIT SUPER QUARTA: ENTENDA OS IMPACTOS DAS TAXAS DE JUROS NOS SEUS INVESTIMENTOS

Brasil deve confirmar ciclo de alta mais uma vez

No Brasil, a expectativa é que se confirme o ciclo de alta mais uma vez com um novo aumento na Selic, a taxa básica de juros brasileira.

Sem surpreender o mercado, a Selic deve subir para 13,25% ao ano, com um acréscimo de mais um ponto percentual, conforme a sinalização dada pelo Copom em dezembro, que já previa um novo aumento neste ciclo.

Esta será a primeira reunião com Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central e deverá ditar como será sua governança no cargo e o futuro da economia brasileira para 2025.

Especialistas encaram esta crescente como um reforço da credibilidade do BC em um compromisso de perseguir o cumprimento da meta da inflação para o ano. Porém, há o receio de que os juros mais altos tragam um impacto negativo sobre ativos de risco.

Isso significa que investidores da bolsa precisam estar atentos para suas escolhas de investimentos e buscar informações que os ajudem a tomar decisões inteligentes.

GRATUITO: SAIBA COMO INVESTIR COM A ALTA DA SELIC

O Federal Reserve resistirá às pressões de Trump?

Nos Estados Unidos, a previsão é de que a taxa de juros permaneça estável, apesar das recentes pressões do presidente Donald Trump para o Federal Reserve reduzir as taxas. Trump expressou seu desejo por uma redução “imediata” no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

No entanto, espera-se que Jerome Powell, presidente do Fed, mantenha uma postura cautelosa, sem reduzir os juros, limitando-se a mantê-los na faixa de 4,25% a 4,50%.

GRATUITO: ENTENDA OS IMPACTOS DAS TAXAS DE JUROS NOS SEUS INVESTIMENTOS

Taxas de juros e o impacto direto na carteira do investidor

Acompanhar de perto as notícias e análises sobre as decisões de política monetária do FED e do Banco Central do Brasil é essencial para tomar decisões informadas e estratégicas em relação aos seus investimentos.

Afinal, a taxa de juros é frequentemente utilizada como uma ferramenta para controlar a inflação. Ao encarecer o crédito, ela reduz o consumo e desacelera a produção. Como resultado, os preços tendem a subir em um ritmo mais moderado.

Além disso, diversos fatores influenciam e impactam todas as classes de investimentos, desde ações e fundos imobiliários até a renda fixa. Assim, compreender os motivos por trás das decisões e como elas afetam a economia, as empresas e os títulos nos quais você investe é essencial para garantir uma boa performance da carteira.

Assim como os comitês decidem se aumentam, reduzem ou mantêm as taxas de juros, você também precisa tomar as mesmas decisões a respeito de cada ativo investido. Por isso, é preciso fazer uma análise cautelosa se deseja diminuir riscos e aumentar o potencial de retorno.

Por isso, para ajudar os investidores a compreender e gerir estes desafios, o Money Times, portal de notícias parceiro do Seu Dinheiro, preparou um material completo e gratuito para todos os leitores que buscam orientação e apoio. 

Esses recursos visam capacitar os investidores para adaptarem suas carteiras e aproveitarem as oportunidades que surgem em diferentes cenários econômicos.

KIT SUPER QUARTA: SAIBA TUDO SOBRE O IMPACTO DAS TAXAS DE JUROS NOS SEUS INVESTIMENTOS

‘Kit Super Quarta’: saiba como receber uma análise completa sobre as decisões dos juros

O Money Times está disponibilizando como cortesia para seus leitores o Kit Super Quarta, que traz uma série de conteúdos com análises de especialistas do mercado financeiro para ajudar o investidor a se posicionar.

Além deste material, o portal fará uma cobertura completa a respeito das decisões dos juros e como eles serão refletidos no dia a dia do investidor. 

A jornalista Paula Comassetto receberá convidados de peso no programa Giro do Mercado em duas edições especiais:

E, complementando, uma análise da ata do Copom, que frequentemente revela “pistas” sobre a próxima decisão.

Um pacote completo com tudo o que você precisa para calibrar sua carteira de investimentos, evitar possíveis armadilhas e aproveitar as melhores oportunidades. Esta é a sua chance de se manter muito bem informado e ter insumos para investir com inteligência.

Para garantir o seu acesso a todo esse arsenal de informação de qualidade gratuitamente, tudo que você precisa fazer é clicar no botão abaixo, acessar a página oficial do Kit Super Quarta e preencher o formulário com seus dados. Depois, é só ficar de olho no seu e-mail para as atualizações e comunicações.

Exit mobile version