A reação do presidente Lula (PT) à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma nova tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras provocou uma onda de engajamento nas redes sociais.
Segundo levantamento da Nexus, plataforma de pesquisa e inteligência de dados, publicações sobre o tema da soberania nacional somaram mais de 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas no X até a manhã desta quinta-feira (10).
No topo dos Trending Topics Brasil, Trump lidera com 36,5 milhões de citações, seguido pelo termo "Respeita o Brasil", com cerca de 1,99 milhão de menções.
- LIBERADO: Veja como receber carteira que já rendeu mais de 200% do Ibovespa gratuitamente no seu email
A hashtag é usada principalmente por apoiadores do governo, que elogiam a fala de Lula sobre a defesa da soberania nacional e da reciprocidade econômica.
"O volume de menções é muito maior do que em dias normais, indicando que a decisão de Trump mobilizou um sentimento nacionalista nas redes sociais. [Usuários], em sua maioria, saíram em defesa do Brasil e, por tabela, do governo brasileiro", afirma CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.
O termo "Eduardo Bolsonaro" aparece em terceiro lugar no ranking, com mais de 693 mil citações. "Chega de ditadura", usado por críticos da gestão Lula, ocupa a quarta posição, seguido por "Bolsonaro preso", "Lula", "Traidor" e "Agro".
Tokarski, entretanto, afirma que as hashtags em defesa do Brasil no X são muito mais mencionadas do que os termos críticos ao governo.
Entre os lemas usados na mobilização digital, apoiadores do Planalto impulsionaram termos como "Brasil soberano", "Traidores da pátria", "Estamos com Lula" e "O Brasil é dos brasileiros".
Tarifas do Trump nas redes
No Facebook, o pico das publicações ocorreu por volta das 19h de quarta-feira (9), segundo uma amostra de 9,7 mil postagens em português.
Já no Instagram, uma amostra de 3,3 mil postagens em português identificou o pico de engajamento às 20h de ontem, mesmo horário registrado no X.
O presidente Lula liderou entre os conteúdos mais curtidos, com cerca de 660 mil interações e 103 mil comentários. Também se destacam publicações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), dos perfis Mídia Ninja, Alfinetei, e de figuras políticas como Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG).
O governador de São Paulo criticou Lula diretamente na noite de quarta, ao escrever que o presidente colocou sua ideologia acima da economia.
“Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema", publicou no X.
*Com informações do Estadão Conteúdo.