Site icon Seu Dinheiro

Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro com vantagem sobre Lula em disputa presidencial para 2026

Lula e Bolsonaro com gráfico ao fundo v1

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (13) mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem vantagem em relação ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa pela Presidência da República em 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o ex-presidente Bolsonaro está inelegível até 2030, após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE entendeu que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro.

No cenário estimulado — quando uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada aos entrevistados no levantamento — e sem o influenciador Pablo Marçal (PRTB) como candidato, o ex-presidente aparece com 37,3% das intenções de voto, enquanto o petista tem 34,4%. Trata-se, porém, de um empate técnico, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

VEJA TAMBÉM: ‘Empresa defensiva para um mercado mais desafiador’ – BTG Pactual recomenda uma ação de saúde entre os papéis mais promissores para investir em 2025

Ciro Gomes (PDT) aparece com 11,7%, em terceiro lugar. 6,2% dos entrevistados optaram por não votar, e 3,6% não souberam ou não opinaram. Confira os números abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro x Lula (sem Marçal)

Jair Bolsonaro (PL): 37,3%

Lula (PT): 34,4%

Ciro Gomes (PDT): 11,7%

Ronaldo Caiado (União Brasil): 5,4%

Helder Barbalho (MDB): 1,4%

Nenhum/Branco/Nulo: 6,2%

Não sabe/Não opinou: 3,6%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com Marçal na disputa, no entanto, Lula e Bolsonaro também surgem empatados tecnicamente, porém com uma margem de diferença bem menor. O petista aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 33,9%. Marçal levaria 6,1% dos votos.

Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), com 11,3% das intenções de voto. Não sabem ou não opinaram representam 3,3%, enquanto brancos e nulos são 5,6%. Confira:

Lula x Bolsonaro (com Marçal)

Lula (PT): 34,0%

Jair Bolsonaro (PL): 33,9%

Ciro Gomes (PDT): 11,3%

Pablo Marçal (PRTB): 6,1%

Ronaldo Caiado (União Brasil): 4,7%

Helder Barbalho (MDB): 1,2%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nenhum/Branco/Nulo: 5,6%

Não sabe/Não opinou: 3,3%

A pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, entrevistou 2.018 eleitores de 164 municípios brasileiros em 26 estados e também Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

LEIA TAMBÉM: Ricardo Vieira, João Piccioni e Bruno Lima estão entre os convidados do evento “Onde Investir em 2025” – retire o ingresso gratuito aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário espontâneo e Tarcísio de Freitas (Republicanos) para 2026

No cenário espontâneo — sem uma lista com nomes de candidatos apresentada ao entrevistado —, Lula possui 20,1% das intenções de voto, contra 16,7% de Bolsonaro. 

Em terceiro lugar na disputa espontânea está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 1,6% das intenções de voto. Brancos e nulos representam 6,8% dos entrevistados, e 49,8% não sabem em quem votar ou não opinaram

Em outros cenários, sem as presenças de Jair Bolsonaro e o influenciador Pablo Marçal, o presidente Lula derrota o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Lula x Tarcísio de Freitas (sem Bolsonaro e Marçal)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula (PT): 35,2%

Tarcísio de Freitas (Republicanos): 25,3%

Ciro Gomes (PDT): 15,2%

Ronaldo Caiado (União): 7,4%

Helder Barbalho (MDB): 1,8%

Não sabe/não opinou: 4,3%

Nenhum/Branco/Nulo: 10,9%

LEIA TAMBÉM: Vai sobrar para o Zuckerberg? Lula bate na porta do dono da Meta e dá 72 horas para esclarecer dúvidas sobre mudança na política de conteúdo

Exit mobile version