Site icon Seu Dinheiro

Governo vai usar dinheiro da União para ressarcir os aposentados que sofreram com golpe no INSS? Haddad responde quem vai pagar a conta

O que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem a ver com a alta do dólar.

Fernando Haddad

Quem vai pagar a conta dos aposentados que sofreram o golpe das associações do INSS? Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as próprias instituições que cometeram o crime.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em evento na B3, nesta sexta-feira (9), Haddad afirmou que a Advocacia Geral da União conseguiu bloquear cerca de R$ 2,5 bilhões do capital das contas de associações que cometeram as fraudes.

Agora, Advocacia e Controladoria Geral da União estão fazendo um balanço para entender se esse volume financeiro bloqueado é suficiente para devolver o dinheiro dos aposentados afetados pelo golpe.

“Quem tem que pagar a conta, é quem cometeu o abuso, quem cometeu a fraude”, afirmou Haddad.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta sexta que, a partir do próximo dia 26, vai começar a restituir cerca de R$ 292,7 milhões a aposentados e pensionistas lesados por descontos não autorizados em seus benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A quantia diz respeito apenas às mensalidades deduzidas entre o fim de abril e o início de maio.

O ministro, entretanto, não confirmou se a União irá colocar recursos próprios para ajudar nesses pagamentos. Ele aproveitou o momento para destacar que esse golpe veio a público e foi desmascarado graças ao governo Lula.

“A fraude foi descoberta pelo ministério do governo. Quem fez o trabalho de sanear o problema foi o governo federal. Vamos avaliar cada passo para verificar como os prejuízos vão ser reparados após os danos causados pelas associações”, disse o ministro.

O que se sabe do ressarcimento do INSS?

O plano de ressarcimento prevê a devolução dos valores descontados indevidamente nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020. No entanto, o governo ainda não informou a data de início dos pagamentos referentes aos valores anteriores a abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro momento, o INSS deve verificar quais foram os aposentados e pensionistas lesionados.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que o órgão começou a enviar, na quinta-feira (8), avisos a 27 milhões de aposentados e pensionistas que não foram afetados pelos descontos indevidos nos benefícios.

A notificação dos que foram prejudicados começa na próxima terça-feira (13). Nesta data, cerca de 9 milhões de cidadãos receberão comunicados exclusivamente pelo aplicativo oficial do INSS, o Meu INSS.

A partir do dia seguinte à notificação, dois canais estarão disponíveis para que os segurados consultem qual associação realizou o desconto e o valor correspondente: o aplicativo Meu INSS e a central telefônica 135.

Exit mobile version