A Empiricus Research acaba de atualizar a carteira mensal de 10 ações para capturar as melhores oportunidades de outubro. As principais novidades ficaram por conta das saídas de Suzano (SUZB3) e Grupo SBF (SBFG3), que deram lugar aos papéis da Rede D’Or (RDOR3) e Direcional (DIRR3).
Em setembro, o portfólio recomendado teve alta de 3,7%, contra 3,4% do Ibovespa. No ano, a carteira mensal da Empiricus rendeu 26,3%, contra 21,6% do índice.
Segundo a analista Larissa Quaresma, responsável pela seleção de ativos, a saída de Suzano se deu “exclusivamente pelo dólar fraco, dada a sensibilidade dos seus fluxos de caixa ao câmbio”.
A retirada do Grupo SBF (SBFG3) da carteira se deu por um bom motivo: a realização de lucros. Desde maio, quando ingressou na carteira mensal, as ações valorizaram 23%, contra 9% do Ibovespa no período.
Rede D’Or e Direcional foram escolhidas para aumentar exposição à economia doméstica
A Direcional é uma velha conhecida dos assinantes e leitores da Empiricus. Quaresma explica que o retorno dos papéis à carteira se deveu a uma busca por “maior exposição à economia doméstica” diante de um dólar mais fraco.
“Trata-se da melhor operadora de seu segmento e é uma tese sensível ao tema juros”, disse a analista sobre a incorporadora voltada para a baixa renda.
Vale destacar que a Empiricus tem previsão de corte na taxa Selic na última reunião de 2025. Caso o cenário se materialize, ações sensíveis aos juros, como é o caso da Direcional, devem se beneficiar.
Esse também é o caso da Rede D’Or, outra tese ligada à economia doméstica com “proposição de risco e retorno bem interessante”, segundo Quaresma.
“É uma empresa de crescimento que tem o que chamamos de long duration nos fluxos de caixa: um crescimento por anos a perder de vista”, disse.
Entre os destaques estruturais da tese, a analista citou a alavancagem controlada – diferentemente de outras empresas do setor –, um market share ainda baixo e com possibilidades de crescimento, e o envelhecimento da população brasileira, que tende a trazer mais receita para as empresas voltadas à saúde.
Apesar da alta de mais de 60% dos papéis em 2025, a analista ainda vê a companhia com um valuation “bem atrativo”.
“Negocia em torno de 17x lucros estimados para os próximos 12 meses, sendo que entrega um retorno sobre o capital investido próximo a 20% e cresce seu lucro em torno de 30% ao ano”, afirmou.
- [Carteira recomendada] Conheça as 10 ações recomendadas pela equipe da Empiricus Research para buscar lucros na bolsa nos próximos meses. Clique aqui para acessar o relatório gratuito.
Grátis: Confira a carteira de 10 ações completa da Empiricus Research
Agora que você sabe que Rede D’Or e Direcional fazem parte da carteira mensal da Empiricus, também pode conferir as outras 8 recomendações de maneira 100% gratuita.
Isso porque a analista Larissa Quaresma liberou o acesso ao relatório com a carteira completa, a tese em cada uma das ações e uma análise do cenário macroeconômico.
“Para outubro, continuamos privilegiando empresas de alta qualidade, com alavancagem controlada, motores de crescimento próprio e vantagens competitivas específicas contra os concorrentes”, disse sobre as recomendações.
Para conferir a carteira completa, basta clicar neste link ou no botão abaixo: