Site icon Seu Dinheiro

Viver de renda com imóveis em 2026 vai ficar (ainda) mais difícil: veja como se antecipar de forma estratégica ao novo imposto do aluguel

Entrega das chaves de imóvel

Em 2026, viver de renda com imóveis no Brasil deve ficar (ainda) mais difícil. Isso porque a Lei Complementar nº 214/2025, que começará a valer em 1º de janeiro, vai mudar a forma como os proprietários lidam com a tributação sobre aluguéis.

O Imposto de Renda, que até agora era o único tributo sobre aluguéis recebidos por pessoas físicas, vai ganhar novos “companheiros” no sistema tributário. 

Para muitos, isso pode significar uma elevação significativa na carga tributária e, consequentemente, na diminuição dos rendimentos com locação.

O que está em jogo para os donos de imóveis?

Atualmente, a tributação sobre o aluguel no Brasil se limita ao Imposto de Renda, não incidindo impostos sobre o consumo, como PIS, Cofins ou ISS. No entanto, com as mudanças previstas pela Reforma Tributária, o cenário será bem diferente.

A partir de 2026, além do IR, os proprietários de imóveis terão que lidar com dois novos impostos:

O impacto disso será grande, com a carga tributária estimada em 28% ao longo do tempo, o que certamente afetará a rentabilidade do aluguel.

Portanto, se você é proprietário de um imóvel, locatário ou é investidor de fundos imobiliários, a hora de revisar contratos e ajustar seus rendimentos pode ser agora. 

Afinal, a transição para o novo sistema pode ser um desafio, mas também uma oportunidade de se planejar estrategicamente.

Como se preparar para o novo imposto do aluguel?

Para ajudar a entender as implicações da nova legislação e como se proteger dessa mudança, a EQI Research preparou um guia especial que oferece um passo a passo completo para que você se antecipe e minimize os impactos no seu bolso.

No guia, você encontrará:

Além disso, ao baixar o guia, você ainda ganha uma consultoria gratuita com um especialista da EQI. Essa é uma oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre as novas regras e entender como se adaptar ao novo cenário tributário.

Clique no botão abaixo para acessar o guia preparado pela EQI e saiba como proteger seus rendimentos:

Exit mobile version