Site icon Seu Dinheiro

Trump pode indicar Fed mais “dovish” — e isso mudaria o jogo para juros e dólar

criptomoeda-bitcoin-solana-ethereum-federal-reserve-fed-powell

O próximo presidente do Federal Reserve (Fed), que será indicado por Donald Trump, deve adotar uma postura mais dovish — ou seja, mais propensa a manter a taxa de juros dos Estados Unidos em níveis mais baixos. A avaliação é de Gabriel Hartung, economista da SPX Capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, Kevin Hassett, ex-assessor econômico de Trump, é um dos nomes cotados para comandar o banco central norte-americano.

E se isso acontecer, o Fed tende a adotar uma política mais leniente com a inflação, com tolerância maior a taxas acima da meta tradicional de 2% — algo como mirar 2,5% ao ano.

A mudança pode até aliviar a economia no curto prazo, mas traz riscos. Um Fed mais complacente com os preços pode afetar a credibilidade da política monetária americana e pressionar o dólar.

“O ‘excepcionalismo americano’, que por anos sustentou a força da moeda, vem perdendo força”, alerta Hartung. “Mesmo com a economia ainda resiliente, o fluxo de capital para outros mercados está ganhando tração.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A análise é compartilhada por Marina Valentini, estrategista do JP Morgan. Para ela, o cenário já é de um mundo multipolar em termos de atratividade para o capital. “Outros países estão contando histórias de crescimento consistentes. Isso dilui a hegemonia dos EUA como destino natural de investimentos.”

*Com informações de Money Times.

Exit mobile version