Site icon Seu Dinheiro

Trump pelos ares: o caça “impressionante” dos EUA que será produzido pela Boeing

Boeing BA BOEI34

Donald Trump gosta de superlativos. Nesta sexta-feira (21), o presidente norte-americano disse que os EUA terão o caça mais impressionante já visto. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele se referia ao caça de sexta geração F-47, que será produzido pela Boeing — a companhia levou o contrato com o governo depois de uma competição entre empresas aeroespaciais norte-americanas. 

"Esse é um caça a jato de nível seis. Nunca vi algo parecido", disse Trump, acrescentando que o novo caça terá "números que ninguém nunca viu antes" e uma velocidade "impressionante".

O presidente norte-americano disse que o poder do caça é tamanho que “até nossos aliados também vão querer comprar um desses”. 

Por trás dos superlativos de Trump, no entanto, há uma estratégia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Força Aérea dos EUA entende que o caça é crucial para conter o poder militar da China nas próximas décadas. 

Os caças devem ser implantados na década de 2030 e operarão ao lado de drones semiautônomos, enquanto o Pentágono busca garantir uma vantagem tecnológica sobre os adversários dos EUA. 

O problema do projeto é o custo. Especialistas apontam que os gastos com pesquisa, desenvolvimento e aquisição podem superar os US$ 50 bilhões

Não por acaso, Elon Musk torceu o nariz para o F-47 de sexta geração. O bilionário lidera o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), que foi instalado por Trump em caráter consultivo para melhorar a eficiência dos gastos do governo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do gasto em si, Musk tem criticado publicamente os aviões tripulados, alegando que são "obsoletos na era dos drones".

Exit mobile version