Site icon Seu Dinheiro

Tropa de choque de Trump sai em defesa da demissão da chefe do “IBGE dos EUA”

Banner do programa de Donald Trump, O Aprendiz, nos EUA, mostra um desenho de fundo azul, com a sombra de prédios em NY em preto, um homem correndo sobre o letreiro escrito "The Apprentice", e a figura de Trump no canto direito da imagem

A tropa de choque do governo norte-americano saiu neste domingo (3) em defesa da decisão de Donald Trump de demitir a chefe do departamento de estatística do trabalho — uma espécie de IBGE dos EUA —, Erika MacEntarfer. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, defendeu não só a decisão de Trump como a alegação do republicano de que relatórios de empregos mais fracos do que o esperado foram "fraudados".

Em entrevista ao programa Meet the Press da NBC News, Hassett disse que é preciso um novo olhar sobre o departamento. 

"Houve uma série de padrões que poderiam deixar as pessoas curiosas. E acho que o mais importante é que as pessoas saibam é que a maior prioridade do presidente é que os dados sejam confiáveis e que as pessoas descubram por que essas revisões são tão pouco confiáveis", disse. 

Segundo Hassett, o objetivo do governo Trump era entender por que houve uma revisão tão considerável nos números de empregos dos meses anteriores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polêmica que levou Trump a demitir

Como acontece em toda primeira sexta-feira de cada mês, o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA divulgou o principal relatório de empregos do país — o famoso payroll.

Os dados são acompanhados com lupa pelo mercado porque são determinantes para a política monetária do Federal Reserve (Fed). O banco central norte-americano tem como mandato duplo — definido pelo Congresso — o pleno emprego e a inflação em 2% ao ano. 

O payroll de julho, apresentado na sexta-feira (1), mostrou que a economia dos EUA criou 73.000 vagas, bem abaixo da estimativa de consenso de economistas consultados pela Dow Jones, que previa uma abertura de 100.000 postos de trabalho. 

Só que o relatório também trouxe revisões significativas dos meses anteriores. Segundo os novos dados, a criação de empregos em junho totalizou apenas 14.000 ante 147.000. A contagem de maio caiu de 125.000 para 19.000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump se enfureceu com a atualização. No melhor estilo de “O Aprendiz”, Trump usou sua rede Truth Social para dizer que os números haviam sido manipulados e que ele pediu para sua equipe demitir Erika McEntarfer.

Exit mobile version