A novela sobre a venda do aplicativo TikTok nos Estados Unidos parece estar perto do fim. O principal negociador comercial da China, Li Chenggang, confirmou ter chegado a um acordo nesta segunda-feira (15). Já o presidente Donald Trump anunciou, na rede social Truth Social, que “foi alcançado um acordo sobre uma ‘certa’ empresa que os jovens do nosso país queriam muito salvar. Eles ficarão muito felizes!“. O acordo foi alcançado durante reunião em Madri, na Espanha.
Li Chenggang disse, em uma entrevista coletiva, que o acordo é de interesse das duas partes, mas outros detalhes sobre os termos do contrato não foram divulgados.
Atualmente, o aplicativo de vídeos é da organização chinesa ByteDance. O conflito sobre a rede social ocorre por causa de uma lei sancionada pelo ex-presidente Joe Biden. A norma indica que a dona do TikTok ameaça a segurança nacional e, por isso, deve vender as operações nos Estados Unidos. A alegação é que Pequim poderia usar o aplicativo para captar dados confidenciais e divulgar propaganda política.
- SAIBA MAIS: Fique por dentro das principais notícias do mercado. Cadastre-se no clube de investidores do Seu Dinheiro e fique atualizado sobre economia diariamente
Nos capítulos anteriores
A venda do TikTok parecia estar em estágio avançado em abril deste ano, mas as negociações foram suspensas por causa do anúncio das tarifas de Trump à China.
Desde então, Trump vem adiando o prazo para que a ByteDance venda as operações do TikTok nos Estados Unidos.
Em junho, o presidente determinou que 17 de setembro, próxima quarta-feira, é a data final para uma decisão. Essa foi a terceira prorrogação da data limite para a transação.
Uma reportagem do site The Information, publicada em junho, disse que o TikTok planejava lançar uma variante da rede social para o mercado dos EUA em 5 de setembro. O lançamento do novo aplicativo, porém, não ocorreu.
- CONFIRA: Monte sua estratégia de investimentos ideal em minutos: Acesse o simulador do Seu Dinheiro e descubra como diversificar sua carteira
Nos próximos episódios
Trump afirmou que os Estados Unidos provavelmente precisarão da aprovação da China para levar o negócio adiante. Segundo o republicano, é provável que o presidente Xi Jinping dê sinal verde.
Na mesma publicação do Truth Social que deu a entender que o acordo está confirmado, Trump escreveu: “Conversarei com o presidente Xi na sexta-feira. A relação continua forte!!!”
Caso a negociação não seja concretizada, a versão atual do TikTok deve funcionar no país até março de 2026, mas isso também pode ser alterado.
*Com informações do Estadão Conteúdo.