Site icon Seu Dinheiro

Quem é Lisa Cook, a diretora do Fed acusada de fraude pelo governo Trump

Lisa Cook, do Federal Reserve (Fed)

Lisa Cook, do Federal Reserve (Fed)

Lisa Cook, uma figura importante no Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, se viu no centro das atenções recentemente. A diretora do Fed está sob fogo cruzado após acusações de fraude hipotecária, levando o presidente Donald Trump a exigir sua renúncia. Trump chegou a afirmar que a demitiria caso ela não deixasse o cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas quem é Lisa Cook? 

Ela é a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve, um marco histórico na instituição. Confirmada pelo Senado em 2023 para um mandato que se estende até 2038, Cook se juntou ao banco central em 2022 vinda de uma carreira como pesquisadora acadêmica.

As acusações contra Cook ganharam destaque na quarta-feira (20), quando um oficial da administração Trump a acusou de fraude hipotecária. William Pulte, presidente do conselho da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA, foi quem fez a acusação de fraude hipotecária.

Inclusive, o Departamento de Justiça (DoJ) sinalizou possíveis planos para investigá-la, e um promotor do DoJ, Ed Martin, incentivou o presidente do Fed, Jerome Powell, a removê-la do Conselho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, Cook não parece disposta a ceder à pressão, afirmando que responderá a qualquer pergunta sobre suas finanças e que não tem planos de deixar seu cargo.

Desde que se juntou ao Federal Reserve, em 2022, Lisa Cook geralmente manteve um perfil discreto, com sua atuação descrita como "causando impacto – e não gerando notícias". 

Contudo, essa discrição foi abruptamente interrompida, e a governadora do Fed foi agora lançada para o centro do debate público por conta das recentes acusações e da pressão para sua saída.

Exit mobile version