Site icon Seu Dinheiro

O easter egg de Trump: o que há no plano vazado para acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia de uma vez

Imagem mostra Melania Trump à esquerda, de traje social azul claro, Donald Trump no centro vestindo terno azul marinho e um coelho da Páscoa à direta.

Donald J. Trump, acompanhado por Melania Trump, faz comentários na sacada do Salão Azul da Casa Branca em abril de 2019 para o 141º White House Easter Egg Roll

Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim? Faltando um mês para o Carnaval, parece cedo para falar da Páscoa. Mas Donald Trump já tem seus planos — e eles nada têm a ver com ovos de chocolate. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um relatório vazado nesta quinta-feira (6) mostra que o presidente norte-americano está realmente empenhado em colocar um fim na guerra entre Rússia e Ucrânia. Seus métodos, no entanto, podem ser questionados.

Segundo o plano, Trump tentará pressionar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a aceitar um cessar-fogo com a Rússia até a Páscoa. 

A ideia do republicano é congelar o avanço russo, proibir a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aceitar a soberania da Rússia sobre os territórios anexados. 

As tropas ucranianas seriam retiradas da cidade russa de Kursk, enquanto um contingente europeu, sem soldados norte-americanos, patrulharia uma zona desmilitarizada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta (indecorosa?) de Trump também envolve dinheiro — não dos EUA, é claro. Caberia à União Europeia (UE) ajudar na reconstrução da Ucrânia, estimada em até US$ 486 bilhões, nada mais que R$ 2,8 trilhões no câmbio atual.  

Um ovo, dois ovos, três ovos assim…

Os planos começariam com uma ligação entre Zelensky e o presidente russo, Vladimir Putin, ainda neste mês, seguidos por uma reunião entre os líderes e a declaração de cessar-fogo até 20 de abril. 

Trump também manteria o apoio militar dos EUA à Ucrânia e visaria a adesão do país à UE até 2030. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?

Questionado sobre o assunto nesta quinta-feira (6), Trump disse que o governo trabalha duro para conseguir parar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

“Acho que estamos fazendo progressos”, afirmou ele, sem apresentar mais detalhes. 

O republicano ressaltou que os soldados dos dois países envolvidos no conflito estão sendo dizimados. “Provavelmente 800 mil russos e 700 mil ucranianos, pessoas jovens, mortas no campo de batalha”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a Páscoa trata de uma história de redenção, só nos resta saber se alguém dará o primeiro passo depois de Trump. 

Exit mobile version