Site icon Seu Dinheiro

Europa ou o resto do mundo, quem é melhor? Começa amanhã a Laver Cup 2025, que tem João Fonseca pelo Brasil e Lemann como sócio de Federer

João Fonseca e Jorge Paulo Lemann - Montagem Seu Dinheiro

João Fonseca e Jorge Paulo Lemann

Começa amanhã (19), em São Francisco (EUA), mais uma edição da Laver Cup 2025. Ano após ano, o torneio coloca frente a frente alguns dos maiores nomes do tênis. Dentre os participantes, dentro e fora de quadra, há uma promessa brasileira, um super empresário e uma lenda do tênis. Estamos falando de João Fonseca, que fará sua estreia na competição, Jorge Paulo Lemann, um dos sócios da Laver Cup e o lendário Roger Federer, criador e idealizador do torneio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jovem tenista brasileiro, que ocupa a 42ª posição no ranking ATP, foi convocado para defender o Time Mundo e fará sua primeira participação na competição. Ele vai se tornar assim o atleta mais jovem a participar do torneio.

Jorge Paulo Lemann, Laver Cup e amizade de longa data com Federer

Lemann, atualmente o terceiro homem mais rico do Brasil segundo a Forbes, tem uma ligação estreita com Roger Federer. O empresário, além de vizinho do ex-número 1 do mundo, na Suíça, é amigo pessoal do jogador.

Com uma fortuna estimada em R$ 88 bilhões, o bilionário é um dos sócios da competição junto ao suíço e a confederação de tênis da Austrália, a Tennis Australia.

Para além da fortuna, a ligação de Lemann com o esporte não é de hoje. Na juventude, ele foi tenista profissional, tendo conquistado cinco vezes o Brasileiro de Tênis e 16 vezes o Campeonato Carioca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bilionário, inclusive, já chegou a participar do Grand Slam de Wimbledon e da Copa Davis de 1962 — na qual representou a Suíça.

Como funciona a Laver Cup

A Laver Cup 2025 será disputada entre o Time Europa e o Time Mundo, repetindo o formato que dá identidade ao torneio. Ao longo de três dias — de sexta-feira a domingo — os dois times se enfrentam em um total de 12 partidas, sendo nove de simples e três de duplas.

Cada dia de competição tem quatro jogos (três simples e um de duplas), mas a pontuação varia conforme o calendário. Na sexta-feira, cada vitória vale um ponto. No sábado, dois pontos. E no domingo, valem três pontos. A equipe que somar primeiro 13 pontos conquista o troféu.

Os jogos são disputados em melhor de três sets, com match tie-break até dez pontos em caso de empate. Pelas regras, cada tenista precisa atuar em pelo menos uma partida de simples na sexta e no sábado, o que garante que João Fonseca, que teve uma eliminação precoce no US Open 2025, terá dois compromissos em sua estreia em São Francisco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM: Conheça a carteira que já rendeu +380% do Ibovespa e participe da comunidade no Telegram para receber análises e relatórios exclusivos sem custos

O torneio aposta também no impacto visual. As partidas acontecem em uma quadra preta, com linhas brancas em destaque e iluminação voltada exclusivamente para a arena de jogo, criando uma atmosfera que lembra um palco, voltada para atrair especialmente o público mais jovem.

Apesar do formato competitivo, a Laver Cup não conta pontos para o ranking ATP, é apenas para exibição.

Desde a primeira edição, em 2017, o Time Europa conquistou cinco títulos, enquanto o Time Mundo venceu apenas duas vezes — em 2022, em Londres, e em 2023, em Vancouver.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com João Fonseca e Alcaraz, entre outros, a foto oficial da Laver Cup (Divulgação)

Confira as equipes e a posição de seus atletas no ranking mundial ATP: 

Time Europa

Time Mundo

Laver Cup 2025: programação e onde assistir

O torneio tem transmissão do canal ESPN e do streaming Disney+ no Brasil. Confira a programação, no horário de Brasília.

Dia 1 - 19 de setembro (sexta-feira)

Dia 2 - 20 de setembro (sábado)

Dia 3 - 21 de setembro (domingo)

Exit mobile version