Site icon Seu Dinheiro

EUA e China chegaram a um acordo sobre o futuro das operações do TikTok em terras norte-americanas, diz jornal

guerra entre china e EUA coloca TikTok na mira

A saga pelas operações do TikTok em solo norte-americano parece estar chegando à sua conclusão. De acordo com o The Wall Street Journal (WSJ), nesta terça-feira (16), um acordo entre a China e os EUA sobre a plataforma de vídeos curtos está próximo de ser finalizado, com os novos controladores já definidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A rede social ficará sob o controle de um consórcio de investidores que inclui a Oracle, a Silver Lake e a Andreessen Horowitz, de acordo com fontes próximas do assunto ouvidas pelo jornal.

O arranjo criaria uma nova entidade nos EUA para operar o aplicativo, com investidores norte-americanos detendo cerca de 80% de participação, e os acionistas chineses ficando com o restante.

A nova companhia também teria um conselho de administração majoritariamente norte-americano, com um membro designado pelo governo dos EUA.

O acordo e os detalhes ainda passarão por escrutínio de autoridades tanto na China quanto nos EUA. O negócio pode ser reprovado caso uma das partes considere que os termos possam representar uma ameaça à segurança nacional de seus respectivos países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TikTok made in U.S.A

Segundo o WSJ, os usuários existentes nos EUA seriam convidados a migrar para um novo aplicativo, que o TikTok já construiu e está testando, afirmaram pessoas próximas às conversas.

Engenheiros da rede social recriaram um conjunto de algoritmos de recomendação de conteúdo para esse novo app exclusivo para os EUA, usando tecnologia licenciada da ByteDance, controladora chinesa do TikTok.

A Oracle, parceira de longa data do TikTok, ficaria responsável pelo armazenamento e gestão de dados de usuários em suas instalações no Texas, disseram.

Os acionistas chineses da ByteDance teriam menos de 20% de participação no consórcio, em conformidade com uma lei dos EUA aprovada no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os atuais investidores das controladoras – Susquehanna International, KKR e General Atlantic – fariam parte do grupo majoritário da nova empresa, de acordo com o WSJ.

Detalhes ainda precisam ser acertados

A China e os EUA ainda estavam ajustando os detalhes finais do acordo, com os termos podendo mudar até o anúncio oficial. Nesta semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem sinalizado que chegou a um acordo em relação à rede social controlada pela ByteDance.

Em postagem no Truth Social, nesta segunda-feira (15), o republicano afirmou que “foi alcançado um acordo sobre uma ‘certa’ empresa que os jovens do nosso país queriam muito salvar. Eles ficarão muito felizes!”.

O principal negociador comercial da China, Li Chenggang, confirmou que se tratava do TikTok e que um acordo foi alcançado durante a reunião entre China e EUA em Madri, na Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Li Chenggang disse, em uma entrevista coletiva, que o acordo é de interesse das duas partes, mas outros detalhes sobre os termos do contrato não foram divulgados.

Exit mobile version