Site icon Seu Dinheiro

Argentina sai na frente do Brasil e anuncia projeto de data centers com a OpenAI, dona do ChatGPT

ChatGPT OpenAI

O governo brasileiro lançou, no mês passado, um regime especial para tentar atrair data centers para o país, tentando aproveitar o boom com o uso da inteligência artificial. Porém, quem saiu na frente no placar foram nossos vizinhos argentinos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última semana, a OpenAI, empresa por trás do famoso ChatGPT, anunciou um plano ambicioso que prevê investimentos de até US$ 25 bilhões para construir data centers na Patagônia, ao sul da Argentina. O projeto é uma iniciativa conjunta com a empresa local Sur Energy.

O projeto, batizado de Stargate Argentina, será a primeira iniciativa Stargate na América Latina, uma região que Sam Altman, CEO da OpenAI, vê como "cheia de talento, criatividade e ambição".

O Projeto Stargate é uma iniciativa global da OpenAI para construir uma vasta infraestrutura de data centers e aumentar a capacidade de computação para inteligência artificial.

O que a Patagônia oferece?

A Patagônia argentina foi escolhida como uma zona estratégica para a instalação desses centros. Mas, afinal, por que Sam Altman investiria uma cifra tão alta em uma região tão distante?

  1. Condições naturais: O clima frio e seco da Patagônia é ideal, pois reduz significativamente os custos de resfriamento das instalações. Além disso, as vastas extensões pouco povoadas permitem a construção de centros longe de áreas urbanas, barateando o preço da terra.
  2. Energia renovável: A região tem um alto potencial em energias renováveis, o que pode alimentar de forma estável e limpa a imensa demanda elétrica que os data centers de IA exigem. Reduzir a pegada de carbono é um objetivo de grandes empresas de tecnologia, o que torna a Patagônia ainda mais atraente.
  3. Incentivos fiscais: O projeto se estrutura sob o novo Regime de Incentivo para Grandes Investimentos (RIGI) da Argentina, que oferece vantagens fiscais e cambiais para projetos de grande escala, tornando a região mais competitiva.
Exit mobile version