Site icon Seu Dinheiro

A ameaça vem do mar: o submarino nuclear da Coreia do Norte que coloca a segurança dos EUA em risco

Imagem criada por inteligência artificial mostra um submarino no mar, com a bandeira da Coreia do Norte

Donald Trump se mostra preparado para muitas coisas, entre elas, guerras comerciais e militares — mas será que o presidente dos EUA está pronto para uma ameaça que vem do fundo do mar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Coreia do Norte revelou, pela primeira vez, um submarino nuclear em construção — um sistema de armas que pode representar uma ameaça à segurança da Coreia do Sul e dos EUA. 

A mídia estatal divulgou neste sábado (8) fotos do que foi chamado de "submarino estratégico de mísseis guiados movido a energia nuclear", enquanto anunciava as visitas do líder Kim Jong Un aos estaleiros onde os navios de guerra são fabricados.

A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) não forneceu detalhes sobre o submarino, mas informou que Kim foi atualizado sobre o andamento de sua construção.

O tamanho da ameaça aos EUA que vem do fundo do mar

O que se sabe até o momento é que o submarino tem entre 6.000 e 7.000 toneladas e pode transportar cerca de 10 mísseis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moon Keun-sik, especialista sul-coreano em submarinos e professor da Universidade Hanyang, em Seul, explica que o uso do termo "mísseis guiados estratégicos" sugere que o submarino será capaz de carregar armas nucleares. 

"Isso seria absolutamente ameaçador para nós [Coreia do Sul] e para os EUA", disse Moon.

A ideia de um submarino nuclear estava entre os vários tipos de armamentos avançados que Kim prometeu desenvolver durante uma conferência política em 2021, como resposta ao que ele chamou de ameaças militares lideradas pelos EUA. 

Outros itens desta lista incluem mísseis balísticos intercontinentais movidos a combustível sólido, armas hipersônicas, satélites espiões e mísseis com múltiplas ogivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da AP

Exit mobile version