Site icon Seu Dinheiro

Testamos o Comet, novo navegador com IA da Perplexity; veja o que ele é capaz de fazer

Comet, novo navegador com IA da Perplexity, promete integrar pesquisa, automação e produtividade em uma única tela.

Comet, novo navegador com IA da Perplexity, promete integrar pesquisa, automação e produtividade em uma única tela. (Imagem: Reuters)

Se você busca aumentar sua produtividade no trabalho ou em outras atividades que exigem a internet, você já deve ter cogitado o uso da inteligência artificial (IA) nas suas tarefas diárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, hoje, elas nada mais são do que sites como outros quaisquer, onde você insere um comando e recebe uma resposta.

Mas e se esse processo já estivesse integrado à tela, sem precisar trocar de abas, e você pudesse interagir com o conteúdo?

Essa é a proposta do Comet, o novo navegador de internet da Perplexity AI – concorrente da OpenAI, Google, entre outras gigantes da inteligência artificial.

Por 24 horas, o Seu Dinheiro testou o novo navegador da Perplexity. Essas são as nossas impressões sobre o Comet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Navegar por você

Com controle total sobre mouse e teclado, o Comet consegue utilizar um modo agente para navegar em qualquer página que estiver na sua tela. Essa ferramenta é útil para tarefas repetitivas ou extensas que não possuem uma integração direta com a IA: o sistema interage com a interface e clica sozinho para você.

Para exemplificar, pedimos ao Comet para que fizesse um roteiro de turismo pela cidade de São Paulo, dentro do Google Maps. Em cerca de 3 minutos, a ferramenta preparou uma rota com os principais pontos turísticos da capital, além de fornecer informações sobre cada um deles por escrito no chat final.

Das tarefas mais simples às mais avançadas, a imaginação é o limite. Gerenciamento de redes sociais, compras de ingressos ou até mesmo uma partida de xadrez online. Esse é, de longe, o braço forte do Comet.

Pesquisa avançada

Segundo pesquisa da ESPM, 3 em cada 4 pessoas que acessam IA a utilizam para fazer pesquisas rápidas. Na onda dos motores de busca incrementados com IA – como o Modo IA do Google Search –, a Perplexity decidiu seguir pelo mesmo caminho e integrar sua LLM à barra de pesquisa do navegador Comet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A busca via Perplexity mistura a tradicional lista de sites resultados da pesquisa à análise do conteúdo de cada um deles pela inteligência artificial. Assim, além de fornecer os sites – como faz um buscador comum –, o Comet já adianta o passo seguinte e compila todas as informações em um pequeno relatório.

Fora o pesquisador movido à IA, há um botão de assistente que permanece ao seu alcance a todo momento, no canto superior direito da tela. Por ele, é possível abrir o mesmo sistema de pesquisa, dessa vez contextualizado com o que está sendo exibido na página. Nele, é possível criar resumos e análises sem precisar sair da guia, evitando que novas abas sejam abertas desnecessariamente.

Caixa de entrada organizada

Falando em organização, quem nunca se perdeu entre os milhares de e-mails e reuniões no calendário, que atire a primeira pedra. Aqui, isso não é problema.

Isso porque o Comet possui integrações específicas com serviços de e-mail e calendário, e se transforma em um verdadeiro concierge. Filtragem das mensagens mais importantes e resumo dos compromissos do dia são duas das tarefas mais simples que podem ser feitas com essa função.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No nosso dia a dia, pedimos para que todas as pautas do dia fossem analisadas, compiladas em um documento e adicionadas a um documento, que por sua vez foi anexado a uma reunião do calendário. Tudo executado automaticamente.

O que achamos?

Na primeira interação com o navegador, mesmo com a importação de um perfil do navegador anteriormente usado, algumas informações como acessos e senhas faltaram para que a experiência fosse completamente adaptada.

Outro ponto que pode ser melhorado é a aplicação da própria inteligência artificial Perplexity. É comum que o chatbot entenda o comando de uma tarefa como uma simples pesquisa, ou confunda uma busca rápida com uma tarefa extensa.

Nesses casos, o retrabalho de deixar claro o que você realmente deseja é bem mais penoso do que se essa tarefa fosse feita manualmente: com uma pesquisa no Google ou um prompt pela ferramenta oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora estes pontos, a ferramenta é útil para poupar tempo em trabalhos muito extensos.

Exit mobile version