Site icon Seu Dinheiro

Receita Federal paga nesta quarta-feira lote residual do Imposto de Renda; veja se o seu pix cai hoje

Leão segurando dinheiro, em referência à Receita Federal

Leão segurando dinheiro, em referência à Receita Federal.

A Receita Federal libera nesta quarta-feira (30) o pagamento do lote residual de abril de restituição do Imposto de Renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor total liberado é de R$ 339,63 milhões. Os valores serão pagos a 279.500 contribuintes que caíram na malha fina em exercícios fiscais anteriores e regularizaram sua situação com o Fisco.

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

O lote contempla contribuintes com e sem prioridade legal.

O destaque fica para os 204.798 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas optaram por entregar a declaração pré-preenchida ou informaram a chave Pix do tipo CPF, o que garante prioridade desde 2023.

Confira a divisão completa dos beneficiados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como consultar a restituição do IR?

A consulta está disponível no site da Receita Federal desde o dia 23 de abril. Para verificar se foi incluído neste lote, o contribuinte deve:

  1. Acessar o site da Receita Federal;
  2. Clicar em "Meu Imposto de Renda";
  3. Selecionar a opção "Consultar a Restituição";
  4. Informar o CPF e a data de nascimento.

Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets. O app permite acompanhar a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.

Como será feito o pagamento?

O valor da restituição será creditado na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF, quando fornecida.

Caso o crédito não ocorra por motivo de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o depósito por meio do Portal BB ou pelos telefones:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o valor não for resgatado no prazo de 1 ano, será necessário solicitar a restituição novamente pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária. 

*Com informações do Money Times

Exit mobile version