O Pix apresentou instabilidade nesta segunda-feira (29) e deixou clientes de diversos bancos sem acesso ao serviço.
- LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui
Segundo o Downdetector, portal que monitora serviços online, os problemas começaram por volta das 10h53 (horário de Brasília) e rapidamente escalaram: em menos de meia hora, já havia mais de 3 mil registros de erro. Às 11h50, já eram 8.728 registros de erro.
Quem foi afetado pelos problemas com o pix
A lista de instituições financeiras com relatos de falha é extensa. Além de Nubank, Itaú e Santander, houve aumento de queixas envolvendo Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Caixa, Inter, Mercado Pago, Sicredi, Sicoob e PagBank.
Os números do Downdetector mostram que 60% dos problemas relatados eram em transferências, 30% em pagamentos e 10% em aplicativos móveis.
No Google Trends, expressões como “Pix fora do ar hoje”, “problema com Pix” e “Pix travou” dispararam nas buscas da última hora, mostrando a ansiedade de quem depende do sistema para resolver a vida financeira.
Pix fora do ar gera repercussão nas redes sociais
No X (antigo Twitter) e em outras plataformas, não faltaram relatos de transtornos: compras travadas, boletos que não compensaram, transferências sumidas no limbo digital. Para muita gente, o problema se traduziu em uma rotina financeira paralisada.
A falha ainda ganha mais peso em datas de alto fluxo no sistema bancário, como acontece no fim e no início de cada mês — quando vencem boletos, rodadas de pagamento são processadas e o dinheiro precisa circular com rapidez.
Até a publicação desta matéria, não há confirmação oficial sobre a causa da falha por parte do Banco Central. O Seu Dinheiro entrou em contato com o BC para obter um posicionamento, mas ainda não houve resposta.