A Ultrapar (UGPA3) terminou o pregão desta quarta-feira (20) com a segunda maior alta do Ibovespa, graças a dois gatilhos que impulsionaram a ação.
O primeiro foi a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros para definir as regras do programa Gás para Todos.
A iniciativa do governo busca ampliar a distribuição de gás de cozinha para famílias de baixa renda, que poderão retirar o botijão para o uso. O lançamento do programa está planejado para setembro.
- VEJA TAMBÉM: O que você precisa saber para investir agora? O Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro, convida os principais especialistas do mercado para dar o veredito; assista aqui
Já o segundo foi a autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a criação de uma joint venture entre a Ultrapar e a Supergasbras para facilitar a importação de gás na região Nordeste.
Os investidores parecem ter gostado das novidades. Os papéis UGPA3 terminaram o dia em alta de 4,35%, cotados a R$ 18,01.
Gás para Todos
O presidente Lula se reuniu hoje com ministros para discutir os preparativos do lançamento do programa Gás para Todos em reunião no Palácio da Alvorada.
A ideia do governo é evitar desvio de finalidade do programa. Poderão participar do benefício famílias cadastradas no CadÚnico e que tenham renda per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo. Seriam 17 milhões de famílias beneficiadas, segundo as contas da União.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o programa fornecerá um voucher aos beneficiários com o valor do preço de referência do GLP. Caso as revendedoras comercializem abaixo do preço do benefício, deverão gerar um crédito para cada beneficiário.
No antigo auxílio-gás, o valor era pago em dinheiro, sem garantia de que o benefício seria usado na compra do botijão.
O Ministério de Minas e Energia será o responsável por formular o preço de referência de acordo com o estado. O governo ainda discute o aumento da quantidade de botijões por família.
A Ultrapar é vista como uma das empresas a serem beneficiadas pelo programa.
Joint venture da Ultrapar já havia recebido carta verde
Antes mesmo das notícias sobre o programa Gás para Todos, o Cade já havia aprovado, em decisão unânime, a criação de uma joint venture entre a Ultragaz, subsidiária da Ultrapar, e a Supergasbras.
O projeto, que prevê investimentos de cerca de R$ 1 bilhão, terá como foco a construção e operação de um novo terminal portuário de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em Pecém, no Ceará.
A expectativa é que o terminal viabilize a importação de gás por meio de navios de grande porte (VLGC), o que pode reduzir custos logísticos na região.
O negócio já havia recebido carta verde do órgão antitruste em 2023, mas o Grupo Edson Queiroz, holding que também atua no setor, pediu uma análise mais aprofundada devido a possíveis impactos do projeto à concorrência.
- LEIA TAMBÉM: Os leitores do Seu Dinheiro recebem todos os dias as notícias mais quentes do mercado. Quer receber também? Cadastre-se aqui
Gustavo Augusto de Lima, relator do caso e presidente do Cade, afirmou que a operação traz riscos concorrenciais, mas que as próprias empresas sugeriram mecanismos mitigadores que deverão ser cumpridos sob pena de revisão da decisão que aprovou a criação da joint venture.
A nova Sociedade de Propósito Específico (SPE) será detida em 50% pela Ultragaz e 50% pela Supergasbras, parte do Grupo SHV, que está entre as principais distribuidoras de GLP do país, com atuação nacional.
Ambas as empresas argumentaram no processo encaminhado à Superintendência do Cade que o terminal atenderá à demanda de qualquer empresa interessada, sem reserva de capacidade mínima para si mesmas.
A operação do terminal também estará sujeita ao regulamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que prevê acesso e remuneração não discriminatórios.
*Com informações da Folha de S.Paulo