Site icon Seu Dinheiro

São Paulo vai voltar ao ‘volume morto’? Entenda a decisão da Sabesp de diminuir a pressão da água nas torneiras durante a madrugada

Sabesp pressão da água

Sabesp

A pressão da água distribuída pela Sabesp vai diminuir em toda a região da Grande São Paulo a partir da noite desta quarta-feira (27).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, adotada em caráter emergencial, visa a reduzir o consumo de água em cerca de 4 mil litros por segundo.

Diante disso, a pressão da água nas torneiras dos imóveis atendidos pela Sabesp será menor entre as 21h e as 5h da manhã do dia seguinte.

De acordo com a empresa, a ação é preventiva, temporária e atende a uma deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

CONFIRA: O podcast Touros e Ursos leva analistas de investimentos para um bate-papo sobre mercado financeiro e oportunidades; veja agora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reservatórios estão nos níveis mais baixos desde a crise hídrica de 10 anos atrás

A medida entra em vigor em um momento no qual os reservatórios de água que atendem à região metropolitana de São Paulo registram o nível mais baixo desde a crise hídrica de 2014 e 2015.

Naquela época, o Sistema Cantareira — responsável por abastecer cerca de 60% da capital paulista e das cidades em seu entorno — chegou a operar com apenas 11% de sua capacidade em novembro de 2014.

No início de 2015, a situação piorou, com o nível caindo para 7,2%, já considerando o uso da reserva técnica, o chamado “volume morto”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a seguir a comparação entre os níveis registrados no dia 27 de agosto do ano passado e os índices atuais dos três principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo:

Se somados aos outros reservatórios — Cotia (volume atual de 59,6%), Rio Grande (volume atual de 58,9%), Rio Claro (volume atual de 22,3%) e São Lourenço (volume atual de 55,8%) — a média de volume é de 38%.

Como funciona o controle de pressão da Sabesp

A redução de pressão implementada pela Sabesp funciona diminuindo a força com que a água é liberada nas tubulações, especialmente durante a madrugada — horário de menor consumo.

Com isso, há menor perda por vazamentos nos canos durante o trajeto entre a estação de tratamento e os imóveis, diminuindo o desperdício em pontos de fuga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é evitar que a situação vivida há dez anos pela população de São Paulo se repita.

Exit mobile version