Em meio aos avanços no processo de reestruturação, a Raízen (RAIZ4) anunciou mais uma venda nesta manhã (24). Dessa vez, a operação envolve 55 usinas de geração distribuída de energia, que serão entregues a Thopen Energia e Grupo Gera.
Segundo o documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o negócio tem um valor agregado de R$ 600 milhões, porém o montante ainda pode sofrer alterações no decorrer da operação.
A Raízen ainda informou que a Thopen Energia vai adquirir 44 usinas de geração distribuída de energia, enquanto a Grupo Gera comprará as 11 restantes. Ao todo, as instalações possuem capacidade nominal instalada agregada de até 142 megawatt-pico (MWp).
A companhia receberá os valores da venda à medida que as usinas forem transferidas para os compradores. A conclusão da operação está prevista para março de 2026.
- LEIA TAMBÉM: Leitores do Seu Dinheiro acessam em primeira mão análises e recomendações sobre a temporada de balanços; vai ficar de fora dessa?
Raízen e Grupo Gera: fim da joint venture
Com a operação, a Raízen anunciou que concluiu a venda de parcela relevante de seus projetos de geração distribuída e encerra a joint venture com o Grupo Gera, criada em 2021.
Segundo nota divulgada na época, a proposta do negócio entre as duas companhias buscava incorporar novas fontes para atender ao mercado na jornada de transição energética.
Já segundo o documento publicado nesta manhã, a companhia afirma que cumpriu o objetivo de desenvolver projetos de geração distribuída e soluções de tecnologia relacionadas à contratação, gestão e consumo de energia elétrica.
Ainda assim, ressalta que a conclusão das transações está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).