Site icon Seu Dinheiro

Raízen deixa Oxxo com fim da parceria com a Femsa, mas mantém lojas de conveniência Shell; ações RAIZ4 disparam na bolsa

Raízen (RAIZ4) pode vender participação na Oxxo.

Raízen (RAIZ4) pode vender participação na Oxxo.

A Raízen (RAIZ4) e a mexicana Femsa decidiram colocar um ponto final na parceria que deu origem ao Grupo Nós, uma joint venture entre as duas empresas nascida em 2019, que controlava a rede de mercados Oxxo, além das lojas de conveniência Shell Select e Shell Café, encontradas nos postos de mesma bandeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o anúncio feito nesta quinta-feira (4), o acordo foi estruturado com base em troca de participação societária, sem qualquer pagamento entre as partes. 

A sucroalcooleira receberá as 1.256 lojas de conveniência ligadas ao posto Shell e seguirá desenvolvendo a oferta por meio do modelo prioritário de franquias, integrado à rede. 

Enquanto isso, a mexicana fica com os 611 mercados Oxxo e o Centro de Distribuição (CD) localizado em Cajamar. A transação será neutra em termos de fluxo de caixa para ambas as empresas. As dívidas e caixa disponíveis no Grupo Nós ficarão com a Femsa.

As ações da Raízen lideravam os ganhos do Ibovespa nesta manhã, com uma valorização de 5,51% por volta das 11h. O mercado já havia sinalizado que a companhia deveria se desvincular do Oxxo para se concentrar no core business. Nesta reportagem, o Seu Dinheiro explica por que os analistas já esperavam esse movimento e veem com bons olhos a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Mais detalhes do acordo entre Raízen e Femsa

O Grupo Nós continuará a fornecer serviços de suprimentos e logística para o portfólio de produtos atualmente disponibilizado em seu CD, atendendo às lojas Shell Select e Shell Café dentro de sua área de cobertura, como parte do acordo.

Segundo a Raízen, esta decisão está alinhada à estratégia de reciclagem e simplificação do portfólio de negócios da Raízen, permitindo maior foco e agilidade na execução de sua Oferta Integrada Shell.

“À medida que damos o próximo passo para operar de forma independente, permanecemos totalmente comprometidos em fortalecer e expandir o Oxxo neste mercado vibrante. O Brasil continua a ser um foco importante na estratégia de crescimento de longo prazo da Femsa”, afirma Jose Antonio Fernandez Garza, CEO da Femsa Retail em comunicado.

Exit mobile version