Site icon Seu Dinheiro

Petrobras (PETR4) recebe a indicação de novo membro do conselho de administração; saiba quem é o escolhido pelo governo

Fachada de prédio da Petrobras, com logo da empresa

Fachada de prédio da Petrobras, com logo da empresa

A Petrobras (PETR4) recebeu o nome do sucessor de Pietro Mendes para a função de membro do conselho de administração da estatal na noite da última terça-feira (28): Marcelo Weick Pogliese. A indicação foi comunicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) após recentes movimentações no alto escalão da companhia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, Mendes renunciou como presidente do conselho para assumir a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e também deixou em aberto uma vaga de membro do colegiado. 

Pogliese é advogado, pós-doutor em direito público pela Universidade de Santiago de Compostela, doutor em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Atualmente, exerce o cargo de secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e é professor efetivo da Universidade Federal da Paraíba.

Dança das cadeiras

No dia 20 de agosto, Pietro Mendes deixou o cargo de presidente e membro do conselho da Petrobras com efeito imediato, citando “novos desafios profissionais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O executivo foi aprovado para a diretoria da ANP, onde já havia atuado como superintendente adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos entre outubro de 2017 e maio de 2018, além de ocupar outras funções na agência.

Após a renúncia, na última quinta (21), o conselho elegeu Bruno Moretti para a presidência do colegiado da estatal, em mandato que se estenderá até a próxima Assembleia Geral da companhia.

Antes de assumir o comando do conselho, Moretti era secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República, conselheiro da Petrobras e membro do comitê de investimentos da estatal.

Quem forma o conselho da Petrobras?

O conselho de administração da Petrobras é formado por 11 membros, dos quais seis representam a União. Além de Mendes, que deixou o cargo, os conselheiros indicados pela União são: Renato Galuppo, Bruno Moretti, Rafael Dubeux, Fernando Coura e Magda Chambriard — o CEO também ocupa um assento no conselho, mas o estatuto impede que comande o colegiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quatro assentos são dedicados a acionistas minoritários, sendo três para detentores de ações ordinárias (ON): João José Abdalla, Juca Abdalla; Francisco Petros; e Aloisio Macário Ferreira de Souza.

Um assento é destinado para representante de investidores em ações preferenciais (PN), cadeira atualmente ocupada por Jerônino Antunes. Um conselheiro é eleito em separado como representante dos empregados, cargo exercido por Rosângela Buzanelli.

*Com informações do Money Times e Estadão Conteúdo

Exit mobile version