A Petrobras lançou, nesta quarta-feira (10), um edital inédito voltado ao suporte e financiamento de ações de mitigação, adaptação ambiental e aumento da resiliência de cidades e comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, com atenção especial às áreas urbanas.
Ao todo, serão destinados R$ 21 milhões para projetos socioambientais nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (11). Empresas interessadas podem participar até o dia 27 de outubro do processo de seleção da iniciativa Soluções Baseadas na Natureza – Adaptação e Resiliência Climática nas Cidades.
- VEJA TAMBÉM: Não é Petrobras (PETR4) – analista recomenda ação do setor petroleiro que ficou para trás e vale a pena investir agora
“A Petrobras já atuava com projetos ambientais, mas agora estruturamos uma frente dedicada a soluções baseadas na natureza com capacidade para desenvolver projetos de ganho de escala em conservação e restauração, bioeconomia e ações de mitigação e aumento de resiliência urbana frente às mudanças do clima”, afirma José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social.
A seleção vai contemplar prioritariamente projetos nas cidades gaúchas de Canoas, Esteio, Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Em São Paulo, o foco estará em Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga e Guarujá, com atenção especial às bacias hidrográficas que abastecem esses municípios.
“A iniciativa marca a ampliação da atuação do investimento socioambiental da companhia frente à agenda climática, priorizando regiões sensíveis a eventos extremos como enchentes, secas e deslizamentos. Esses fenômenos têm se intensificado em razão das mudanças climáticas, a exemplo das enchentes que duramente afetaram o Rio Grande do Sul no ano passado”, escreveu a estatal em nota.
O edital está disponível no site da Petrobras e as inscrições devem ser feitas pelo sistema Bússola.
- LEIA MAIS: Ação pagadora de dividendos é considerada “o coração da carteira” e está entre as 5 principais recomendações para buscar renda extra neste mês
Critérios de seleção da Petrobras
Segundo o edital, podem participar entidades privadas sem fins lucrativos que representem a sociedade civil, desde que estejam legalmente constituídas e organizadas de acordo com a legislação brasileira.
A experiência em tecnologias comunitárias ou em infraestruturas verdes e azuis voltadas a desafios ambientais é considerada desejável. Também são incentivadas parcerias com entidades privadas ou órgãos públicos, de forma a garantir a continuidade e a manutenção dos projetos aprovados.
Não podem se inscrever projetos que envolvam membros das equipes de análise e seleção, nem aqueles apresentados por proponentes com vínculos familiares com esses avaliadores.
Também estão impedidos de participar empregados da Petrobras ou de suas subsidiárias, membros do Conselho de Administração e prestadoras de serviço diretamente envolvidas no processo de seleção.
Para mais informações sobre como participar, os interessados podem acessar o tutorial disponível na plataforma Bússola.
*Com informações do Estadão Conteúdo