Site icon Seu Dinheiro

Petrobras destina R$ 21 milhões a iniciativas de combate às mudanças climáticas; veja como participar

esg economia verde sustentabilidade

Muda nascendo, com vários logos ao redor, representando investimentos ESG.

A Petrobras lançou, nesta quarta-feira (10), um edital inédito voltado ao suporte e financiamento de ações de mitigação, adaptação ambiental e aumento da resiliência de cidades e comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, com atenção especial às áreas urbanas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, serão destinados R$ 21 milhões para projetos socioambientais nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (11). Empresas interessadas podem participar até o dia 27 de outubro do processo de seleção da iniciativa Soluções Baseadas na Natureza – Adaptação e Resiliência Climática nas Cidades.

“A Petrobras já atuava com projetos ambientais, mas agora estruturamos uma frente dedicada a soluções baseadas na natureza com capacidade para desenvolver projetos de ganho de escala em conservação e restauração, bioeconomia e ações de mitigação e aumento de resiliência urbana frente às mudanças do clima”, afirma José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social.

A seleção vai contemplar prioritariamente projetos nas cidades gaúchas de Canoas, Esteio, Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Em São Paulo, o foco estará em Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga e Guarujá, com atenção especial às bacias hidrográficas que abastecem esses municípios.

“A iniciativa marca a ampliação da atuação do investimento socioambiental da companhia frente à agenda climática, priorizando regiões sensíveis a eventos extremos como enchentes, secas e deslizamentos. Esses fenômenos têm se intensificado em razão das mudanças climáticas, a exemplo das enchentes que duramente afetaram o Rio Grande do Sul no ano passado”, escreveu a estatal em nota. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O edital está disponível no site da Petrobras e as inscrições devem ser feitas pelo sistema Bússola.

Critérios de seleção da Petrobras

Segundo o edital, podem participar entidades privadas sem fins lucrativos que representem a sociedade civil, desde que estejam legalmente constituídas e organizadas de acordo com a legislação brasileira.

A experiência em tecnologias comunitárias ou em infraestruturas verdes e azuis voltadas a desafios ambientais é considerada desejável. Também são incentivadas parcerias com entidades privadas ou órgãos públicos, de forma a garantir a continuidade e a manutenção dos projetos aprovados.

Não podem se inscrever projetos que envolvam membros das equipes de análise e seleção, nem aqueles apresentados por proponentes com vínculos familiares com esses avaliadores. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também estão impedidos de participar empregados da Petrobras ou de suas subsidiárias, membros do Conselho de Administração e prestadoras de serviço diretamente envolvidas no processo de seleção.

Para mais informações sobre como participar, os interessados podem acessar o tutorial disponível na plataforma Bússola.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Exit mobile version