Site icon Seu Dinheiro

O que esperar da safra de balanços do 4T24? BTG traça previsões para Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), Embraer (EMBR3) e Weg (WEGE3)

Fachada da sede da B3, em São Paulo; o calendário de balanços do Seu Dinheiro concentra as empresas negociadas em bolsa

Sede da B3, localizada em São Paulo

Os investidores locais estão prestes a atravessar mais uma temporada de balanços corporativos na bolsa brasileira. Mais uma vez, os juros restritivos e uma persistente desvalorização do câmbio fazem sombra sobre as finanças das empresas da B3, especialmente no setor de transportes e bens de capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão do mercado é de resultados mistos entre os setores no quarto trimestre de 2024 — resta saber quais serão as estrelas da temporada, que agradarão os investidores com números “quentes”, e quais sairão mais prejudicadas nesta rodada.

Para o BTG Pactual, os destaques do 4T24 devem se concentrar no segmento de bens de capital, como Weg (WEGE3), Embraer (EMBR3) e Fras-le (FRAS3), e no de transportes, com Rumo (RAIL3) mostrando um momento positivo. 

Por outro lado, alguns nomes de infraestrutura, logística e locação devem apresentar tendências mais lentas.

Veja o que esperar do 4T24 dos setores de transportes e bens de capital na B3, segundo o BTG

SetorEmpresaData de DivulgaçãoComentários do BTG
Aluguel de carrosLocaliza (RENT3)27 de fevereiro (Após o fechamento)Agridoce, a operação vai bem, mas o resultado final ainda não está lá
Aluguel de carrosMovida (MOVI3)24 de março (Após o fechamento)Sazonalidade favorável, mas lucro líquido ainda pressionado
Aluguel de carrosVamos (VAMO3)26 de março (Após o fechamento)Trimestre fraco impactado por maiores despesas financeiras
Bens de capitalArmac (ARML3)24 de março (Após o fechamento)Dinâmica de lucros ainda fraca
Bens de capitalMills (MILS3)20 de março (Após o fechamento)Tendências sequenciais ligeiramente melhores
Bens de capitalWeg (WEGE3)26 de fevereiro (Antes da abertura)Outra rodada de entregas sólidas esperada
Bens de capitalEmbraer (EMBR3)27 de fevereiro (Antes da abertura)Resultados positivos, ajudados pela concentração sazonal de entregas
Bens de capitalIochpe-Maxion (MYPK3)26 de fevereiro (Após o fechamento)Trimestre sazonalmente fraco, apesar da melhora de preços
Bens de capitalMarcopolo (POMO4)25 de fevereiro (Após o fechamento)Uma leve desaceleração do crescimento
Bens de capitalFras-le (FRAS3)18 de março (Após o fechamento)Resultados robustos do 4T24, forte momento persiste
Bens de capitalRandon (RAPT4)19 de março (Após o fechamento)Trimestre misto, afetado pela sazonalidade, mas ajudado por Fusões e Aquisições (M&As)
Bens de capitalTupy (TUPY3)26 de março (Após o fechamento)Trimestre fraco, afetado por menores volumes domésticos
InfraestruturaCCR (CCRO3)6 de fevereiro (Após o fechamento)Trimestre mais fraco em meio a um tráfego mais suave no final do ano
InfraestruturaEcoRodovias (ECOR3)18 de março (Após o fechamento)Tráfego e margens sólidos, mas resultado final fraco
InfraestruturaRumo (RAIL3)20 de fevereiro (Após o fechamento)Trimestre sólido, como esperado, especialmente em preços
InfraestruturaHidrovias do Brasil (HBSA3)24 de fevereiro (Após o fechamento)4T24 fraco, impactado por condições de navegação difíceis
LogísticaJSL (JSLG3)20 de março (Após o fechamento)Números operacionais mais fracos em meio a implementações de projetos mais altos
LogísticaSimpar (SIMH3)27 de março (Após o fechamento)Crescimento da receita ofuscado pelo aumento das despesas financeiras
LogísticaGPS (GGPS3)27 de fevereiro (Após o fechamento)Trimestre mais lento, impactado por um crescimento orgânico mais fraco
Companhias AéreasGol (GOLL4)28 de março (Antes da abertura)Trimestre mais forte, mas alavancagem ainda excessivamente alta
Companhias AéreasAzul (AZUL4)24 de fevereiro (Antes da abertura)Tendências melhores, todos os olhos em potenciais M&As

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) vão arremeter?

Em termos gerais, a expectativa do BTG é que as companhias aéreas da B3 apresentem desempenho mais positivo, com a Azul (AZUL4) se beneficiando de melhores números de tráfego e rendimentos, com todos os olhos em uma potencial fusão com a rival Gol

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a Gol (GOLL4) deve postar bons “números operacionais”, mas ofuscados pela alavancagem ainda elevada. 

Enquanto isso, as locadoras de veículos devem apresentar resultados “pouco empolgantes”. 

Na avaliação do BTG, a maior depreciação e despesas com juros continuarão a impactar negativamente o resultado final de empresas como a Localiza (RENT3) e a Movida (MOVI3).

Para os analistas, a expectativa é que a demanda por aluguel de veículos pesados melhore gradualmente à medida que os trabalhos de infraestrutura são retomados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O brilho dos balanços de Weg (WEGE3) e Embraer (EMBR3)

Por sua vez, a expectativa é que saiam resultados díspares entre os segmentos de bens de capitais e logística.

Na visão do BTG, a Weg (WEGE3) e a Embraer (EMBR3) devem ser as estrelas do segmento de bens de capital no 4T24, impulsionadas pela desvalorização do real frente ao dólar. 

Para o banco, a Fras-le (FRAS3) também deve apresentar resultados robustos, com momento positivo para frente devido à sua tendência contracíclica. 

A Marcopolo (POMO4) e a Randon (RAPT4), por sua vez, devem mostrar uma ligeira desaceleração no crescimento devido à sazonalidade de fim de ano. Já para Tupy (TUPY3) e Iochpe-Maxion (MYPK3), a expectativa é de um trimestre fraco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, o BTG avalia que a maior parte das empresas de infraestrutura devem vivenciar um trimestre “mais suave”.

A perspectiva é que a Rumo (RAIL3) apresente resultados sólidos, enquanto os números da Hidrovias do Brasil (HBSA3) devem vir mais fracos, enfrentando ventos contrários de condições hídricas.

Nas rodovias, os analistas avaliam que a operadora de pedágio CCR (CCRO3) deve enfrentar a pressão do tráfego de fim de ano mais fraco, enquanto a EcoRodovias (ECOR3) lidará com os impactos de maiores encargos financeiros.

Por sua vez, o segmento de logística deve trazer um crescimento mais lento da GPS (GGPS3), mas com margens estáveis. Enquanto isso, as despesas financeiras devem continuar a impactar os resultados da Simpar (SIMH3).

Exit mobile version