Site icon Seu Dinheiro

Nvidia (NVDC34), queridinha da IA, produzirá supercomputadores inteiramente nos Estados Unidos

Nvidia nvdc34 inteligência artificial

Nvidia

A Nvidia (NVDC34), queridinha da inteligência artificial (IA), fabricará pela primeira vez supercomputadores inteiramente nos Estados Unidos, em um investimento que pode chegar a US$ 500 bilhões (R$ 2,93 bilhões no câmbio atual). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As “super fábricas” da Nvidia não devem demorar muito para entrar em ação, começando a produção em escala industrial nos próximos 12 a 15 meses, divididas em 92 mil metros quadrados.

Os dois primeiros estados norte-americanos que receberão as plantas da empresa serão o Arizona e o Texas.

A produção terá início com os chips Blackwell da Nvidia nas fábricas da TSMC em Phoenix, Arizona. Já o Texas será o destino das futuras fábricas de supercomputadores, em parceria com a Foxconn, em Houston, e com a Wistron, em Dallas.

Para a parte relacionada à cadeia de suprimentos para chips e supercomputadores de IA, a empresa aposta na parceria com a Amkor e a SPIL, que operarão no Arizona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A parceria com essas empresas é um indicativo da preocupação da Nvidia com a cadeia de suprimentos. Essa é, sem dúvida, a parte mais delicada da operação, podendo colocar a empresa em uma posição complicada caso haja falta de componentes necessários para a fabricação dos supercomputadores.

As super fábricas e o futuro das IAs

De acordo com a Nvidia, os supercomputadores de IA são os motores de um novo tipo de datacenter, exclusivo para processar inteligência artificial — verdadeiras "fábricas de IA", que formam a infraestrutura essencial da indústria.

A empresa também planeja utilizar suas tecnologias de IA e robótica para projetar e operar as instalações.

As plantas terão o uso da Nvidia Omniverse para criar gêmeos digitais, em que é criada uma representação virtual de um sistema físico das fábricas. A produção será automatizada e contará com robôs construídos para essa função, por meio do Nvidia Isaac GR00T.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exit mobile version