Comprar roupas e ingressos para shows com o cartão dos pais está ficando fora de moda, e o lançamento do Nubank reforça isso. O banco digital anunciou, nesta segunda-feira (29), uma modalidade de cartão de crédito para jovens entre 16 e 17 anos.
O limite será definido pelo valor reservado na “Caixinha”, uma aba do aplicativo da fintech para guardar dinheiro. Se a fatura não for paga, a quantia será debitada automaticamente da “Caixinha”.
De acordo com Felipe Sotto-Maior, gerente sênior do segmento para menores de idade, 47% dos clientes do banco nessa faixa etária já têm “Caixinhas” ativas. Em 2024, a fintech alcançou a marca de 3 milhões de usuários na conta para menores de 18 anos.
- LEIA TAMBÉM: Análises certeiras e insights exclusivos para investidores: receba em primeira mão os episódios do Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro
“A escolha das Caixinhas para definir o limite de crédito reflete um comportamento já consolidado entre os jovens clientes do Nubank”, afirma. Esse sistema também evita o risco de endividamento para os adolescentes ou para o banco.
As “Caixinhas” são Recibos de Depósito Bancário (RDBs) com liquidez diária emitidos pela fintech. O rendimento é de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).
A nova modalidade de cartão de crédito será oferecida gradualmente aos clientes elegíveis de 16 e 17 anos. Os responsáveis, que precisam ser clientes do Nubank e já terem solicitado uma conta para o jovem, serão notificados por e-mail sobre a disponibilidade.
Educação financeira na adolescência
Sotto-Maior defende que o novo cartão de crédito para jovens “é uma maneira segura de iniciar a jornada de crédito, incentivando o planejamento e a responsabilidade desde cedo”.
Com a nova modalidade, na visão do gerente, os jovens poderão ter mais autonomia, sem precisar utilizar os dados dos pais, ver o dinheiro render, construir um histórico de crédito positivo e experimentar a dinâmica do crédito de forma controlada para compras online e assinaturas de serviços digitais.
- LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui
A fintech também planeja lançar missões educativas para ensinar, na prática, como economizar e usar crédito.
Controle dos pais
Mas não é festa: os responsáveis legais dos jovens vão poder acompanhar de perto o uso do cartão de crédito dos jovens. A supervisão é permitida pelo Controle Parental, funcionalidade já disponível para o monitoramento de contas de crianças e adolescentes.
“Nossos clientes menores de idade são engajados e fazem parte de uma geração que já nasceu habituada a serviços financeiros digitais."
Felipe Sotto-Maior
Segundo pesquisa da Fiserv, uma empresa de pagamentos e tecnologia financeira, 73% dos brasileiros já oferecem aos filhos menores de idade acesso a instituições financeiras. Os principais formatos de acesso são:
- Conta digital: 39%;
- Cartão adicional da conta dos pais: 24%; e
- Cartão pré-pago: 10%.
A conta corrente do Nubank para menores de idade, sem opção de crédito, está disponível para crianças com 6 anos ou mais.