Quem estava em São Paulo na última segunda-feira (22) provavelmente viu árvores caindo, objetos voando e ruas alagando devido ao forte temporal que atingiu a capital paulista. Entre os prejudicados pelas fortes chuvas cada vez mais frequentes estão a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) e os consumidores que aguardavam o lançamento do Yaris Cross.
Inicialmente programado para o meio do ano, o lançamento do novo SUV ‘barato’ havia sido adiado para outubro. No entanto, o temporal devastou a fábrica de motores da marca japonesa, de modo que as atividades foram suspensas por lá e a estreia do carro no mercado adiada mais uma vez — mas desta vez sem data prevista.
A Defesa Civil isolou a área da fábrica para vistoria devido aos estragos. Vídeos e fotos publicados na Internet mostram o galpão sendo completamente destelhado e destruído por dentro e com o local alagado.
Segundo a Toyota, além da produção dos motores em Porto Feliz, a fábrica que será responsável pela produção do Yaris Cross em Sorocaba também foi afetada. Apesar dos danos materiais, a empresa informou que nenhum funcionário foi atingido e que oferece suporte aos trabalhadores e parceiros que estavam em atividade no momento.
A unidade no interior paulista é a principal produtora de motores da marca japonesa na América Latina, sendo responsável também pela produção para o Corolla e Corolla Cross, além de empregar cerca de 700 pessoas.
VEJA TAMBÉM: Descubra como os gigantes do mercado estão investindo: o podcast Touros e Ursos traz os bastidores toda semana; acompanhe aqui
O Toyota Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross chega para disputar o segmento de SUVs compactos, uma categoria dominada pelo Volkswagen T-Cross, com Chevrolet Tracker e Hyundai Creta brigando pelo segundo lugar. Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o modelo japonês se destaca pelo seu porta-malas de 471 litros, um dos maiores da categoria.
Substituto direto do Yaris e Yaris Sedan no Brasil, o Yaris Cross será idêntico ao modelo comercializado na Tailândia, mantendo sua ampla lista de equipamentos de série. Entre os destaques estão os seis airbags, controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com assistência ABS e EBD. O pacote de segurança Toyota Safety Sense, que inclui itens como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa (LTA), alerta de mudança de faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB), entre outros, estará disponível para todas as versões híbridas.
Falando sobre motores, o Yaris Cross terá duas opções. A primeira é o motor 1.5 aspirado, com 110 cv e 14,9 kgfm de torque, ligado a um câmbio CVT. A segunda opção será o motor 1.5 híbrido flex, que combina um motor a combustão de 92 cv e 12,4 kgfm de torque, com um motor elétrico que entrega 81 cv e 14,4 kgfm, aliado ao câmbio e-CVT. A potência combinada do sistema híbrido será superior a 113 cv no Brasil, superando os 113 cv da versão tailandesa.
O modelo também vem equipado com um sistema multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio, que garantirá uma experiência mais moderna e conectada aos usuários. A expectativa de concessionários é de que o Yaris Cross seja comercializado por preços entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.
Com a chegada do Yaris Cross, a Toyota amplia sua atuação no competitivo mercado de SUVs compactos, competindo diretamente com modelos como o Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Honda HR-V e Hyundai Creta.