Site icon Seu Dinheiro

Inteligência artificial já está tirando empregos dos humanos? Meta deve fazer demissões em massa nesta segunda-feira; entenda a relação dos cortes com a IA

meta facebook instagram mark zuckerberg

Mark Zuckerberg em montagem chorando, com as logos do Instagram e do Facebook ao lado.

Se a segunda-feira já costuma ser um dia um tanto quanto odiado pelos trabalhadores no geral, a situação deve ser ainda mais crítica para os empregados da Meta amanhã. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal estadunidense The Information, a big tech vai iniciar um processo de demissão em massa layoff no termo em inglês – a partir desta segunda-feira (10). 

De acordo com um memorando interno visto pela equipe da Reuters, essas demissões em massa acontecem em um contexto no qual a Meta deve acelerar a contratação de engenheiros de aprendizado de máquina – um cargo essencial para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

A previsão é que os cortes afetem 5% da empresa, o que seria um total aproximado de 3.600 pessoas. De acordo com a companhia, serão cortados aqueles funcionários que não têm boa performance. Os critérios para essa avaliação não foram divulgados.

Funcionários na Alemanha, França, Itália e Holanda ficarão livres dos cortes "devido a regulamentações locais". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os funcionários em diversos outros países na Europa, Ásia e África onde a Meta mantém operações receberão as notificações de layoff entre 11 e 18 de fevereiro, informou a empresa.

Em um comunicado enviado aos funcionários na sexta-feira (7), a empresa de Mark Zuckerberg avisou que os empregados demitidos terão seu acesso ao sistema interno da empresa cortado dentro de uma hora e serão notificados por e-mail sobre os pacotes de indenização. 

Cortes além da Meta

A dona do Facebook não deve ser a única companhia do Vale do Silício a demitir pessoas neste ano. Gigantes da tecnologia como Amazon, Microsoft e Salesforce também estão planejando, ou já realizaram, demissões em massa em 2025. 

Essa mudança coincide com um aumento nos gastos em tecnologia de inteligência artificial, inclusive na Meta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

* Com informações do The Information e da Reuters.

Exit mobile version