A administradora de terminais portuários francesa CMA Terminals concluiu o leilão da oferta pública de aquisição das ações (OPA) da Santos Brasil (STBP3), operação anunciada em abril deste ano.
A Santos Brasil opera o maior terminal de contêineres do país. Já a CMA CGM é um grupo global de logística e transporte marítimo. Presente em 160 países, a empresa francesa conta com 620 navios e opera em 420 portos.
O preço foi de R$ 14,38 por ação, totalizando R$ 5,23 bilhões, segundo fato relevante enviado ao mercado nesta quinta-feira (11). Com a operação, a companhia deixará o segmento Novo Mercado da B3 e terá o capital fechado.
Como resultado do leilão, a CMA adquiriu 363,56 milhões de ações da operadora de serviços portuários, representativas de 42,07% do capital social, passando a controlar 93,07% da Santos Brasil.
A liquidação financeira da OPA ocorrerá em 16 de setembro, segundo o documento.
No caso dos acionistas que não venderam suas ações durante o leilão, eles terão prazo de até três meses para se desfazer dos papéis, ou até que seja aprovado um resgate compulsório pelo mesmo preço por ação pago na oferta, atualizado pela taxa Selic e abatidos eventuais dividendos, juros sobre o capital próprio, grupamento de ações e valores de quaisquer outras distribuições.
* Com informações do Money Times