Site icon Seu Dinheiro

Gol (GOLL4) avança na sua reestruturação e pede o cancelamento do registro de ações nos EUA

Imagem de avião da Gol (GOLL4) voando num céu azul, com algumas nuvens brancas | Ibovespa

Gol (GOLL4)

A Gol (GOLL4) deu mais um passo rumo ao desfecho de sua recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselho de administração da companhia aérea aprovou, por unanimidade, o pedido de cancelamento do registro de suas ações preferenciais na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). 

A decisão foi tomada durante assembleia no dia 17 de fevereiro e divulgada nesta quarta-feira (26) pela Gol. 

O pedido também inclui a retirada das American Depositary Shares (ADSs), encerrando formalmente a presença da Gol no mercado de capitais norte-americano.

A medida ocorre após os American Depositary Receipts (ADRs) da empresa serem excluídos da Bolsa de Nova York também como parte do processo de recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da solicitação à SEC, a diretoria foi autorizada a tomar todas as providências necessárias para concluir o procedimento.

VEJA MAIS: 3 categorias de ações para buscar proteção e retorno no atual cenário econômico

A reestruturação da Gol

A saída da Gol do mercado de capitais dos EUA é uma das etapas restantes para o desfecho da recuperação judicial no país norte-americano. O processo corre desde janeiro de 2024, quando a empresa entrou com o pedido para reestruturar dívidas bilionárias. 

Em novembro de 2024, a companhia e sua controladora, Abra, fecharam um acordo com credores para reduzir a dívida em até US$ 2,5 bilhões. Como parte do plano, a Gol vai levantar até US$ 1,85 bilhão para quitar empréstimos e garantir mais dinheiro em caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em dezembro do ano passado, a Gol apresentou seu plano de reestruturação à Justiça americana, incluindo um novo plano de investimento para os próximos cinco anos

A expectativa é que a empresa saia do processo até abril de 2025.

VEJA MAIS: Guia gratuito do BTG Pactual revela a recomendação para a Vale (VALE3) diante da temporada de balanços do 4T24; confira

A fusão com a Azul que pode criar gigante na aviação brasileira

A finalização do plano de reorganização da Gol no Chapter 11 também é uma parte fundamental para a consumação do acordo de combinação de negócios com a Azul (AZUL4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, as duas companhias aéreas assinaram um memorando de entendimentos para avaliar uma possível fusão de suas operações. 

A proposta prevê que ambas as marcas continuem operando de forma independente, compartilhando aeronaves e otimizando suas rotas pelo país. 

Juntas, as duas teriam uma participação de 60% no mercado nacional de aviação, superando os 40% da Latam, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Exit mobile version