Carros autônomos foram de um conceito de ficção científica para uma realidade. Atualmente, a dúvida gira em torno de quem será o primeiro a lançar um modelo de uso geral que não precise de motorista para se deslocar por aí.
Tesla, BYD, Xiaomi e Huawei competem entre si para vencer a corrida que promete revolucionar como as pessoas se deslocam — só que um novo player chamou a atenção por ter a Nvidia (NVDC34) como sócia.
A Nuro, criada em 2016 em São Francisco, anunciou nesta semana uma nova rodada de investimentos Série E com nomes de peso como Nvidia e Uber, para avançar no desenvolvimento de seu sistema de automação automotiva.
- VEJA TAMBÉM: Receba os episódios do Touros e Ursos, podcast do Seu Dinheiro, em primeira mão para saber quais são as principais recomendações dos “gigantes” do mercado
A empresa de robôs de entrega passou a licenciar sua tecnologia de inteligência artificial (IA) Nuro Driver para uso em robotáxis, frotas comerciais e veículos pessoais.
Com isso, a Nuro atingiu a avaliação de US$ 6 bilhões, cerca de R$ 32,8 bilhões.
Nvidia: de fornecedora a sócia
A proximidade da Nuro com a Nvidia não é uma novidade, ao menos no sentido tecnológico.
A fabricante de chips e semicondutores faz parte dos sistemas da empresa automotiva, que utiliza o módulo de computação e GPUs da Nvidia na nuvem para processamento de dados em larga escala e treinamento de modelos.
Em junho, a Nuro se juntou ao Nvidia Halo AI Systems Inspection Lab, com foco no desenvolvimento de tecnologias "AI-first", isto é, com a inteligência artificial no centro das decisões e operações da empresa.
A entrada da Nvidia reflete os esforços da Nuro para dimensionar sua plataforma de direção autônoma e expandir as parcerias comerciais, afirmou a empresa em nota.
Em julho, a empresa anunciou uma parceria com a Lucid, fabricante de veículos elétricos, e a Uber para lançar um serviço global de robotáxi.
O plano envolve implantar mais de 20 mil SUVs Lucid Gravity equipados com o sistema da Nuro em dezenas de mercados ao longo de seis anos, a partir de 2026.
- LEIA MAIS: Quer viver de renda? Descubra quanto é preciso investir com calculadora gratuita do Seu Dinheiro