Site icon Seu Dinheiro

Concorrente da Petrobras (PETR4), BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos no pré-sal brasileiro

Petróleo, petroleiras, ações, brent. recv3

A petroleira inglesa BP fez sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos em território brasileiro. Em comunicado nesta segunda-feira (4), a empresa informou que encontrou um reservatório de carbonato pré-sal de alta qualidade no campo Bumerangue, em águas profundas da Bacia de Santos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O poço foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros e cruzou o reservatório de pré-sal. A BP estima que a coluna de hidrocarbonetos tenha uma extensão de área maior que 300 quilômetros quadrados.

A última vez que a petroleira britânica fez uma descoberta dessa magnitude foi no campo de Shah Deniz, localizado na costa do Azerbaijão, no Mar Cáspio, em 1999.

“A BP iniciará agora análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos descobertos, o que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue”, diz o comunicado. 

O bloco Bumerangue pertence integralmente à BP após arremate em leilão da ANP (Agência Nacional de Petróleo) em dezembro de 2022. A Pré-Sal Petróleo S.A. atua como gestora do contrato de partilha de produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa estrangeira tem direito a 80% da receita com as reservas do pré-sal para repor custos de produção. Após a recuperação dos custos, um total de 5,9% dos lucros deve ser pago ao Brasil.

A BP diz no comunicado que o Brasil “é um país importante” e a ambição da companhia “é explorar o potencial de estabelecer um polo de produção relevante e vantajoso no país.”

Exploração mundial da BP

O campo Bumerangue é a décima descoberta da BP em 2025 e a segunda no Brasil. A companhia também encontrou petróleo na exploração de Alto de Cabo Frio Central, um poço em que divide a participação com a Petrobras (PETR4). 

A BP detém 50% de participação, enquanto a petroleira estatal fica com os 50% restantes e também faz a operação.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia inglesa já anunciou descobertas de exploração de petróleo e gás em: 

Além de descobertas na Namíbia e Angola por meio da Azule Energy, sua joint venture 50-50 com a multinacional italiana Eni. 

A BP planeja aumentar sua produção global upstream para 2,3 a 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2030, com capacidade para aumentar a produção até 2035.

Além da campanha de perfuração do campo Bumerangue neste ano, um poço de exploração está planejado para o bloco Tupinambá, também na Bacia de Santos, em 2026. A BP detém participação em oito blocos offshore — que ficam no mar — em três bacias no Brasil, entretanto, opera apenas quatro deles.

Exit mobile version