Os planos da família Coelho Diniz se concretizaram. Os membros do conselho de administração do GPA (PCAR3) elegeram, por unanimidade e sem ressalvas, André Coelho Diniz como presidente do colegiado.
Na sequência, por maioria, apontaram Edison Ticle como vice-presidente do conselho. As informações foram divulgadas ao mercado em fato relevante na noite de sexta-feira (10).
Este último movimento começou a se desenvolver na segunda-feira (6), quando a empresa aprovou a destituição integral de seu conselho e elegeu novos nomes para compor a mesa.
Na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), os acionistas aprovaram por maioria a fixação em nove cadeiras para o conselho, com mandato até a assembleia ordinária de 2026.
- VEJA TAMBÉM: Tempestade à vista para a BOLSA e o DÓLAR: o risco eleitoral que o mercado IGNORA - assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube
A chapa eleita contou com três representantes da família Coelho Diniz, atualmente a maior acionista do GPA (com 24,6% das ações da companhia): além de André Coelho Diniz, também Luiz Henrique Cunha e Leandro Assis Campos.
O Casino, que detém a segunda maior fatia da varejista, também ficou com três representantes: Christophe José Hidalgo, Marcelo Ribeiro Pimentel — CEO do GPA — e Helene Esther Bitton.
O restante dos nomes escolhidos foi: Edson Ticle, Gustavo Lobato e Rodolfo Costa Francisco.
Estas mudanças internas de governança corporativa soaram bem aos ouvidos do mercado. Com isso, PCAR3 figurou entre as maiores altas do Ibovespa na semana, com valorização de 2,86%.
Quem são os Coelho Diniz
Apesar de não serem parentes, os Diniz do Abilio e os Coelho Diniz têm, sim, algo em comum.
Assim como a família de Abilio Diniz, que começou o Pão de Açúcar a partir de uma doceria fundada em 1948, os Coelho Diniz também têm história no ramo de supermercados.
Se você não é de Minas Gerais, talvez não conheça, mas eles são donos do Coelho Diniz Supermercados, uma rede varejista que iniciou suas atividades há 33 anos.
Atualmente, a rede conta com 22 lojas em 7 cidades do leste mineiro — Governador Valadares, Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Manhuaçu e Teófio Otoni. Além disso, o grupo possui um centro de distribuição situado em Governador Valadares.
Afinal, o que os Coelho Diniz querem com o GPA? De acordo com um gestor com quem o Seu Dinheiro conversou, a resposta é simples: comprar um player relevante a preço de banana. Mas esta é uma aposta arriscada. Você pode saber mais nesta reportagem aqui.