As preparações para a Black Friday deste ano, que ocorre em 28 de novembro, estão a todo vapor. Para poder lidar com o aumento de demanda comum da data, a plataforma Shopee inaugurou seu 14º centro de distribuição no Brasil nesta segunda-feira (6).
O novo espaço fica em São Bernardo do Campo, o “B” da região conhecida como Grande ABC, em São Paulo.
O investimento faz parte do plano de expansão logística da empresa e tem como objetivo acelerar o tempo de entrega dos produtos aos clientes. Segundo a Shopee, o novo centro vai gerar quase 4 mil novos empregos diretos e indiretos.
- VEJA TAMBÉM: LULA e TRUMP: A “química excelente” que pode mudar a relação BRASIL-EUA; assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube
Modelo cross-docking e sistema sorter
O centro vai ter o sistema automatizado de classificação logística da empresa, chamado de sorter, e vai funcionar com modelo cross-docking.
Nesse modelo, as mercadorias chegam ao galpão e, em seguida, são separadas, roteirizadas e encaminhadas para o destino final, diminuindo o tempo de armazenamento do objeto. O modelo reduz custos de armazenagem e costuma acelerar o tempo de entrega, já que as mercadorias não ficam paradas por longos períodos.
O novo centro tem capacidade de processar cerca de 3,8 milhões de pedidos por dia, segundo a Shopee.
Agilidade na entrega
Rafael Flores, head de Expansão da Shopee, afirma que o centro de distribuição de São Bernardo do Campo vai ajudar a garantir maior agilidade e eficiência nas entregas para os consumidores.
Essa tem sido uma das metas da empresa neste ano. De acordo com a Shopee, o tempo médio de entrega foi reduzido em mais de dois dias em todo o país no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.
- SAIBA MAIS: Descubra o que os especialistas do BTG estão indicando agora: O Seu Dinheiro reuniu os principais relatórios em uma curadoria gratuita para você
Os consumidores também sentiram isso, segundo levantamento do UBS BB. No ranking de e-commerces favoritos dos brasileiros, elaborado pelo banco, a Shopee ultrapassou a Amazon (AMZO34) e, agora, ocupa o segundo lugar. O Mercado Livre (MELI34) lidera a lista.
O que permitiu o avanço da Shopee no ranking foi exatamente a melhora no tempo de entrega, que aproximou sua pontuação às do Mercado Livre e da Amazon. De acordo com o relatório do UBS, “isso pode ser resultado dos investimentos da Shopee destinados a aprimorar a entrega e sua rede logística no Brasil”.
A Shopee, no entanto, ainda não chegou ao nível do Mercado Livre. Hoje, 56% das entregas do Mercado Livre são feitas no mesmo dia ou no dia seguinte nas capitais brasileiras, segundo a empresa.
Shopee na bolsa
A Shopee não tem ações na bolsa de valores brasileira. No entanto, os BDRs da controladora da plataforma, a cingapurense Sea Limited, são negociados no B3.
Por volta das 14h20 desta segunda-feira, os BDRs da Sea (S2EA34) subiam 2,80% nao B3, a RS$ 40,40.
A Sea também controla a Garena, do setor de e-sports, e a fintech Sea Money.
E os outros centros?
Com a inauguração, a Shopee passa a ter 12 centros de distribuição no Brasil com funcionamento no modelo cross-docking.
Os outros dois funcionam no modelo fulfillment. Nesse tipo de funcionamento, os vendedores enviam as mercadorias para um galpão em que ficam armazenadas até alguém comprar.