Site icon Seu Dinheiro

Após fechar capital na B3, controlador francês do Carrefour Brasil avalia refinanciar dívida bilionária

reorganização societária Carrefour

Com a conclusão da reorganização societária, acionistas brasileiros passam a deter ações da empesa global e podem receber dividendos já na próxima semana - Imagem: Divulgação Carrefour Brasil

O varejista francês Carrefour (CSA), controlador do grupo Carrefour Brasil, avalia alternativas para renegociar grandes débitos da empresa no país. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado ao mercado desta quinta-feira (24), a CSA afirmou que pretende refinanciar um montante de R$ 9,7 bilhões, mas não deu detalhes sobre quais seriam os credores das dívidas. 

O Carrefour Brasil deslistou suas ações na bolsa brasileira em abril, após os acionistas aprovarem com 59% dos votos a proposta de fechamento de capital dos controladores franceses. 

O movimento é consequência de um processo de incorporação da rede no Brasil junto à companhia listada na França, unificando as bases acionárias. 

A operação foi concluída em 30 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente é possível investir no Carrefour via recibo de ações (BDR), por meio da varejista francesa CSA (CAFR31). 

Novo CEO para o Carrefour 

Desde 14 de julho, o Carrefour Brasil tem um novo CEO: o argentino Pablo Lorenzo assumiu o comando das operações do país e da América Latina.

Lorenzo sucede o francês Stéphane Maquaire, que deixou o grupo no Brasil para assumir um novo desafio na Europa, que não foi especificado no comunicado ao mercado.

Lorenzo ingressou no grupo francês em 2002 para atuar como diretor de controle de gestão do Carrefour na França e na Espanha — cargo que ocupou até 2008.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após isso, fez as malas e assumiu cargos na operação da Argentina por 12 anos, até se tornar presidente da rede no país, em setembro de 2021. 

Ocupou a cadeira de CEO no país vizinho até outubro de 2023, quando veio para o Brasil com a missão de coordenar a operação do Carrefour Retail, Sam’s Club e Atacadão. Supervisionou a integração operacional do Grupo BIG ao lado de Maquaire e vem conduzindo a retomada comercial do grupo no Brasil nos últimos dezoito meses.

Exit mobile version