O Tamagotchi, icônico bichinho digital portátil dos anos 1990, voltou a fazer sucesso e ultrapassou 100 milhões de unidades vendidas globalmente desde seu lançamento, há quase 30 anos.
- LEIA MAIS: Ação pagadora de dividendos é considerada “o coração da carteira” e está entre as 5 principais recomendações para buscar renda extra neste mês
A Bandai Namco Holdings, fabricante do brinquedo, aproveitou o boom do mercado “kidult” — focado em adolescentes e adultos — para dar novo fôlego à marca.
O fenômeno é alimentado pelo poder da nostalgia, capaz de oferecer válvulas de escape em tempos de distrações digitais rápidas.
“O atual boom do Tamagotchi não se limita ao Japão, mas também captura a 'demanda nostálgica' dos adultos que viveram a primeira febre do brinquedo no exterior”, disse a Bandai em comunicado.
Tamagotchi Paradise: a versão que conecta gerações
Em julho, a empresa lançou a 37ª versão do Tamagotchi, o Tamagotchi Paradise, com preço de US$ 44,99 nos Estados Unidos. O valor equivale a pouco mais de R$ 240, na cotação atual.
A novidade permite que os bichinhos digitais lutem e se reproduzam. Eles também podem interagir com outros dispositivos, mostrando como a marca se atualizou para o público moderno.
O mercado internacional tem papel central no sucesso do brinquedo: o Japão responde por 49% das vendas, os Estados Unidos 33%, Europa 16% e o restante da Ásia 2%.
A Bandai Namco também expandiu sua presença física, com lojas em Nova York, New Jersey e Madri, além de uma unidade inaugurada no Reino Unido em 2023, fortalecendo sua atuação global.
Do clássico à nostalgia: a história de sucesso do Tamagotchi
O conceito do Tamagotchi surgiu da observação de crianças que não podiam levar seus pets em viagens.
Akihiro Yokoi, um dos inventores, e seu colega Aki Maita criaram o formato oval característico, unindo portabilidade, baixo custo e interatividade, elementos que continuam a atrair tanto crianças quanto adultos.
Lançado no Japão em 1996, o brinquedo vendeu 10 milhões de unidades nos primeiros oito meses e gerou febre mundial a partir de 1997, embora a moda tenha oscilado nos anos seguintes.
Versões atualizadas, como a de 2004 com infravermelho, venderam 5 milhões de unidades no primeiro ano.
Já o Original Tamagotchi 2018, lançado em parceria com marcas de moda, alcançou 11,52 milhões de dispositivos vendidos até julho deste ano.
Agora, a venda somada de todos os modelos da marca lançados desde 1996 acaba de superar a marca simbólica de 100 milhões de unidades. Uma mostra de que a nostalgia, quando bem explorada, é capaz de se transformar em um negócio rentável.
*Com informações do The Japan Times.