A cada ciclo de notícias falsas, o Brasil ganha uma nova fábula digital. A da vez: a Receita Federal teria criado um mecanismo para cobrar imposto sobre aluguel de adultos que ainda moram com os pais.
- LEIA TAMBÉM: Os leitores do Seu Dinheiro recebem todos os dias as notícias mais quentes do mercado. Quer receber também? Cadastre-se aqui
O rumor, que circulou neste fim de semana nas redes sociais, dizia que, a partir de 2026, os “cangurus” — como são conhecidos os jovens e não tão jovens assim que seguem no ninho familiar — seriam notificados pelo Fisco para arcar com impostos relativos à moradia.
Não demorou para a Receita vir a público e desmentir: “Isso não existe, nem faz o menor sentido”.
De onde veio a mentira?
A fake news tentou colar em uma medida real: a criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), regulamentado em agosto por instrução normativa da Receita Federal.
Mas, ao contrário da fantasia que viralizou, o CIB não tem nada a ver com cobrança de impostos nem de aluguel. O sistema serve apenas para compartilhar informações entre cartórios, sem impacto direto para quem vive com a família.
O enredo se aproveita de um fenômeno demográfico crescente. Segundo dados da Kantar IBOPE Media, a chamada geração canguru — adultos de 25 a 34 anos que ainda não saíram da casa dos pais — cresceu 137% entre 2012 e 2022.
No mesmo período, aumentou em 69% o número de pessoas entre 20 e 34 anos que começaram ou retomaram a faculdade.
Em outras palavras: muita gente está investindo nos estudos em vez de sair de casa e ter que arcar com um aluguel que só sobe.
Um prato cheio para criadores de boatos: a mistura de estatística real, medida técnica pouco conhecida e a insegurança econômica da juventude vira combustível perfeito para desinformação.
Receita corta pela raiz
Mesmo que a história não tivesse pé nem cabeça, é melhor prevenir do que remediar. Diante da repercussão do boato, a Receita publicou uma nota oficial em pleno domingão:
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, de que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.
Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação.”