Site icon Seu Dinheiro

‘Enem dos Concursos’: 761 mil inscritos disputam mais de 3,6 mil vagas no serviço público hoje (5) por meio do CNU 2025

Candidatos chegam e se movimentam em frente a um prédio escolar antes da abertura dos portões para a aplicação das provas do CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO (CNU 2025). Pessoas aparecem em pé e caminhando, algumas com mochilas e materiais na mão, em clima de expectativa no dia do exame

As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) acontecem neste domingo (5) à tarde em todos os estados do país e no Distrito Federal. O chamado “Enem dos Concursos” reunirá mais de 761 mil candidatos em uma operação logística que envolve 228 municípios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os participantes responderão a questões de múltipla escolha em nove blocos temáticos que agrupam cargos de nível médio e superior. Para quem concorre às vagas de ensino superior, serão 90 perguntas ao longo de cinco horas de prova, das 13h às 18h (horário de Brasília). 

Já os inscritos em cargos de nível intermediário terão 68 questões e três horas e meia para concluí-las, até 16h30. A prova discursiva está marcada para 7 de dezembro, mas apenas os aprovados nesta primeira etapa avançam para a fase seguinte.

O concurso oferece 3.652 oportunidades — 3.144 de nível superior e 508 de nível intermediário. Do total, 2.480 são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento no curto prazo.

A logística e horários do “Enem dos concursos”

Para garantir a realização, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) designou 1.284 locais de aplicação em cidades a até 100 km da residência dos candidatos. O exame começa pontualmente às 13h, mesmo para candidatos em regiões com fuso horário diferente, que devem seguir o horário de Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 85 mil profissionais estão mobilizados para dar suporte ao exame. Desses, 11 mil atuam diretamente na segurança, em uma rede que integra Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Força Nacional — com presença destacada em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Acre.

Exit mobile version