Site icon Seu Dinheiro

Como golpistas estão usando o Google Forms para roubar bitcoin e outras criptomoedas

Bitcoin BTC Criptomoedas

O mundo das criptomoedas tem se expandido cada vez mais. Somente na última semana, por exemplo, houve US$ 1,9 bilhão de entradas líquidas em produtos de investimento em criptomoedas e criptoativos. Apesar do aumento da demanda, o meio das criptomoedas ainda é, para muitos, um terreno desconhecido — o que abre espaço para os golpistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, a ferramenta utilizada é o Google Forms.

Como funciona

Os golpistas utilizam do Google Forms — ferramenta gratuita para criar formulários online — para enviar e-mails fraudulentos que simulam notificações de corretoras de criptomoedas dizendo que a vítima tem um suposto valor disponível para saque e pressiona o usuário a clicar em um link antes que a ‘oferta’ expire.

Ao clicar no link da mensagem, o usuário é levado a uma página falsa e orientado a contatar um "suporte blockchain" e pagar uma comissão em criptomoedas para liberar o dinheiro — que, na realidade, nunca existiu.

VEJA TAMBÉM: Descubra como os gigantes do mercado estão investindo: o podcast Touros e Ursos traz os bastidores toda semana; acompanhe aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O papel do Google Forms no golpe

O que torna esse golpe particularmente eficaz é a utilização de uma ferramenta legítima e amplamente confiável. O formulário criado pelos golpistas contém apenas um campo — o endereço de e-mail da vítima. Quando o usuário preenche o campo, o próprio Google Forms envia automaticamente um e-mail de confirmação. A fraude se apoia na credibilidade do Google para enganar os filtros de spam — e também a vítima.

O e-mail fraudulento inclui elementos reais do Google Forms, como o cabeçalho com o logotipo do Google, o link para o formulário (que a vítima nunca preencheu) e até o valor preenchido no campo. O golpista utiliza essa estratégia para aumentar as chances de o e-mail passar despercebido, passando por filtros de segurança e convencendo o usuário de que a notificação é legítima.

Como se proteger

Exit mobile version