O Banco Central mal anunciou uma nova ferramenta para combater as fraudes no Pix, e o pagamento queridinho dos brasileiros já está em vias de ganhar mais uma novidade. Conforme anunciado pela instituição monetária, o sistema vai passar a permitir o parcelamento de compras.
Embora ainda não haja uma data oficial para o lançamento da atualização, o BC informou que a modalidade será disponibilizada ainda neste mês.
Além disso, a autarquia também colocou no radar o Pix garantido, que permitirá que o pagamento seja utilizado como garantia de empréstimos. Porém, por exigir uma infraestrutura mais complexa, ainda está em desenvolvimento.
- CONFIRA: Quer saber quais ativos prometem destaque em setembro? O Seu Dinheiro traz um guia completo com análises e recomendações; confira
Como vai funcionar o Pix parcelado?
A novidade permitirá o parcelamento de transações por meio de um crédito concedido no momento do pagamento, que estará disponível para a população e lojistas a partir deste mês.
"Quem estiver recebendo terá acesso a todo o valor instantaneamente, mas quem estiver pagando poderá parcelá-lo", informou o BC, por meio de nota, na época da divulgação.
"O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências”.
Na prática, o novo modelo funcionará de forma semelhante ao parcelamento no cartão de crédito. O recebedor continuará a receber o valor integral no ato da compra, enquanto o pagador contratará um crédito pessoal para dividir o pagamento.
Porém, como o Pix parcelado não passa por bandeiras nem maquininhas, a novidade reduz os custos para o recebedor. Já o pagador ganha na praticidade, mas perde em relação a benefícios tradicionais, como programas de pontos, milhas e seguros.
Além disso, segundo Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, a expectativa é que o Pix parcelado ofereça taxas de juros mais baixas do que as cobradas pelos cartões de crédito.