No que depender da agenda econômica, os investidores terão mais uma semana de muitos agitos. Os próximos dias vão contar com a divulgação de dados de peso tanto no Brasil quanto no exterior.
Por aqui, a semana já começa com altas temperaturas, com os investidores de olho na publicação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), popularmente conhecido como a inflação do aluguel.
Em seguida, é a vez da tradicional divulgação do Boletim Focus, do Banco Central (BC). Mas não para por aí: à tarde, os holofotes se voltam para o Índice de Evolução de Emprego do Caged de agosto.
Já no exterior, o destaque do dia fica por conta dos discursos de dirigentes do Banco do Japão (BoJ), do Banco da Inglaterra (BoE) e do Federal Reserve (Fed).
Na terça-feira (30), os investidores acompanham o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre do Reino Unido. Porém, as atenções estarão voltadas mesmo para a publicação dos dados das Ofertas de Emprego Jolts de agosto, nos EUA.
No Brasil, os participantes do mercado ficam de olho na balança orçamentária e na taxa de desemprego do IBGE no país.
O início de outubro, que cairá na quarta-feira (1º), é marcado por um feriado na China, no qual é celebrado a data de fundação da República Popular da China. Com isso, os mercados ficam fechados por lá durante todo o restante da semana.
Ainda na quarta, ocorre a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Na quinta-feira (2), o Brasil volta aos holofotes com o IPC-Fipe de setembro. Já no exterior, o dia conta com a taxa de desemprego de agosto na zona do euro e de dados de pedidos por seguro-desemprego nos EUA.
Para fechar a semana com chave de ouro, a sexta-feira (3) guarda a publicação do payroll, principal relatório de emprego norte-americano.
A agenda econômica desta semana
Achou que a agenda econômica está muito cheia? Pois esse é apenas o começo: há ainda outros dados que ficam no radar dos mercados. Para você acompanhar os principais eventos que prometem agitar as bolsas nos próximos dias, o Seu Dinheiro preparou uma lista dos destaques.
Vale ressaltar que todos os horários das tabelas são de Brasília. Confira:
Segunda-feira (29):
Hora | País | Evento | |
---|---|---|---|
2:30 | Japão | Discurso de Noguchi, Membro do Conselho do Banco do Japão (BoJ) | |
8:00 | Brasil | IGP-M de setembro | |
8:25 | Brasil | Boletim Focus | |
9:00 | Reino Unido | Discurso de David Ramsden, do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) | |
14:30 | Estados Unidos | Discurso de Discurso de John C. Williams, do Federal Reserve (Fed), membro do FOMC | |
14:30 | Brasil | Índice de Evolução de Emprego do Caged de agosto | |
19:00 | Estados Unidos | Discurso de Raphael Bostic, do Federal Reserve (Fed) | |
20:50 | Japão | Produção Industrial de agosto | |
22:30 | China | PMI Composto, Industrial, de Caixin e do Setor de Serviços de setembro |
Fonte: Investing.com
Terça-feira (30):
Hora | País | Evento | |
---|---|---|---|
3:00 | Reino Unido | Transações Correntes do segundo trimestre | |
3:00 | Reino Unido | PIB do segundo trimestre | |
8:30 | Brasil | Balanço Orçamentário de agosto | |
9:00 | Brasil | Taxa de Desemprego de agosto | |
9:50 | Zona do Euro | Discurso de Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE) | |
10:25 | Reino Unido | Discurso de Catherine L. Mann, do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) | |
11:00 | Estados Unidos | Confiança do Consumidor Conference Board (CB) setembro | |
11:00 | Estados Unidos | Ofertas de Emprego Jolts de agosto |
Fonte: Investing.com
Quarta-feira (1):
Hora | País | Evento | |
---|---|---|---|
Todo o dia | China | Feriado do dia da fundação da República Popular da China | |
5:00 | Zona do Euro | PMI Industrial de setembro | |
6:00 | Zona do Euro | Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de setembro | |
6:55 | Reino Unido | Discurso de Catherine L. Mann, do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) | |
7:00 | Estados Unidos | Reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) | |
9:15 | Estados Unidos | Variação de Empregos Privados ADP de setembro | |
11:00 | Estados Unidos | PMI Industrial ISM de setembro | |
14:30 | Brasil | Fluxo Cambial Estrangeiro |
Fonte: Investing.com
Quinta-feira (2):
Hora | País | Evento | |
---|---|---|---|
Todo o dia | China | Feriado do dia da fundação da República Popular da China | |
5:00 | Brasil | IPC-Fipe de setembro | |
6:00 | Zona do Euro | Taxa de Desemprego de agosto | |
9:30 | Estados Unidos | Pedidos por Seguro-Desemprego | |
21:30 | Japão | PMI do Setor de Serviços de setembro |
Fonte: Investing.com
Sexta-feira (3):
Hora | País | Evento | |
---|---|---|---|
Todo o dia | China | Feriado do dia da fundação da República Popular da China | |
5:00 | Zona do Euro | PMI Composto S&P Global e do Setor de Serviços de setembro | |
5:30 | Reino Unido | PMI Composto e do Setor de Serviços de setembro | |
6:40 | Zona do Euro | Discurso de Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE) | |
7:05 | Estados Unidos | Discurso de John C. Williams, do Federal Reserve (Fed) | |
9:00 | Brasil | Produção Industrial de setembro | |
9:30 | Estados Unidos | Payroll de setembro | |
10:00 | Brasil | PMI Composto S&P Global e do Setor de Serviços S&P Global de setembro | |
10:20 | Reino Unido | Pronunciamento de Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) | |
10:45 | Estados Unidos | PMI Composto S&P Global e do Setor de Serviços de setembro |
Fonte: Investing.com