Site icon Seu Dinheiro

A população brasileira vai começar a diminuir em breve, afirma o IBGE — e existem boas razões para você saber disso

IBGE -para que serve

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou no fim de agosto estimativa segundo a qual o Brasil conta com 213.421.037 habitantes, considerando dados levantados até 1° de julho de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação à estimativa divulgada pelo instituto no ano anterior, o país registrou um crescimento populacional de 0,39%, comparado aos 203.080.756 habitantes estimados em 2024.

O estudo deste ano ainda aponta que a população brasileira deve parar de crescer em algum momento de 2041, quando o número de habitantes deve atingir 220.425.299 pessoas. A partir de 2042, a tendência é de retração populacional.

O instituto é responsável por diversos levantamentos, como, o Censo Demográfico, o Censo Agropecuário, a PNAD Contínua e até mesmo o IPCA, sigla pela qual é conhecida a inflação oficial no Brasil. Mas para o IBGE levanta todos esses dados?

O Seu Dinheiro reuniu os principais levantamentos do IBGE e explica para você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM: Novo episódio do Touros e Ursos no AR! Acompanhe as análises e recomendações de especialistas do mercado; acesse já

O que é o Censo Demográfico?

O Censo Demográfico é um levantamento cujo objetivo é coletar informações detalhadas sobre a população brasileira, como número de habitantes, faixa etária, sexo, raça/cor, escolaridade, ocupação, entre outros. Ele fornece uma visão da realidade social, econômica e geográfica do país.

O Censo é realizado a cada 10 anos, sendo o último realizado em 2020, mas devido à pandemia, a coleta foi realizada em 2021.

O que é o PNAD Contínua?

A PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) visa levantar informações sobre o mercado de trabalho, renda, educação e as condições de vida da população brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa é divulgada mensalmente, trimestralmente e anualmente, abordando temas como ocupação, desocupação, informações sobre a renda familiar, escolaridade e características das moradias.

O que é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)?

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o principal indicador da inflação no Brasil. Ele mede a variação dos preços de produtos e serviços que a população compra, e é usado para acompanhar o custo de vida do consumidor. Considerado o índice de inflação mais importante do país, o IPCA é calculado mensalmente pelo IBGE desde 1979 e é utilizado pelo Banco Central para monitorar a inflação.

O índice é calculado para famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos que vivem em áreas urbanas, que representam 90% da população dessas regiões. Por isso, o nome "Amplo" é utilizado.

Como o IPCA é calculado?

A cada mês, o IBGE realiza uma pesquisa de preços em diversos locais, como domicílios, lojas, prestadores de serviços, concessionárias e pela internet. O levantamento é feito entre o dia 1º e o 30 de cada mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cálculo do IPCA leva em conta diferentes categorias de produtos e serviços, e cada uma delas tem um peso específico na composição do índice. Veja as principais categorias e seus respectivos pesos:

O que é o Censo Agropecuário?

O Censo Agropecuário é um levantamento sobre as características dos estabelecimentos agropecuários e as atividades realizadas neles, como pecuária, lavoura e agroindústria.

Realizado desde 1920, com periodicidade a cada 5 anos, a pesquisa coleta dados sobre a produção, emprego rural, uso de recursos e condições do setor. A pesquisa abrange todo o Brasil e é feita em unidades de produção agropecuárias, incluindo dados como práticas agrícolas, recursos hídricos e equipamentos.

Vale destacar que o IBGE realiza diversas pesquisas em áreas variadas, e você pode conferir todas elas aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas para que servem os levantamentos do IBGE?

Os dados coletados pelo IBGE são essenciais para que o governo planeje políticas públicas, como investimentos em saúde e educação. Eles também orientam a distribuição de recursos públicos.
Além disso, a sociedade tem a possibilidade de utilizar essas informações para entender a realidade do país e reivindicar melhorias. Por sua vez, empresas e empreendedores podem usar esses dados para conhecer melhor seus respectivos mercados.

Exit mobile version