Site icon Seu Dinheiro

A inteligência artificial vai tirar o emprego de muita gente: CEO da Amazon admite que empresa precisará de menos funcionários

Mulher com o rosto entre as mãos, em frente ao computador, após demissão

Se em um filme distópico você visse um CEO anunciar que parte da força de trabalho seria substituída por inteligência artificial, poderia até duvidar da veracidade disso: “inverossímil, não dá para fazer isso”. Mas quando acontece na realidade, a única reação possível é o calafrio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma nota aos funcionários enviada na última terça-feira (17), o CEO da Amazon, Andy Jassy, falou o que muitos já imaginavam (ou temiam): a empresa planeja reduzir sua força de trabalho nos próximos anos por causa da inteligência artificial. 

Inteligência artificial causará demissões na Amazon 

Segundo o executivo, a IA eliminará a necessidade de certos empregos. Em uma nota aos funcionários, Jassy chamou a inteligência artificial generativa de uma mudança tecnológica "única na vida" que já está alterando a forma como a Amazon lida com os consumidores e conduz suas próprias operações.

Ele não especificou o quanto a força de trabalho seria reduzida, mas afirmou que os ganhos de eficiência com o uso de IA resultariam em cortes. "É difícil saber exatamente onde isso vai dar certo ao longo do tempo, mas, nos próximos anos, esperamos que isso reduza nossa força de trabalho corporativa total", pontuou Jassy.

Cabe lembrar que a big tech possui mais de 1,5 milhão de funcionários no mundo todo, ficando atrás somente do Walmart no ranking das companhias com o maior número de empregados no planeta. Os dados são do Tradingview. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o ranking das maiores empregadoras do globo hoje: 

Nome da EmpresaPaís ou RegiãoFuncionários
Walmart Inc.Estados Unidos2,1, milhões
Amazon.Com, Inc.Estados Unidos1,56 milhão
BYDChina968,87 mil
AccentureIrlanda774 mil
VolkswagenAlemanha679,47 mil
Tata ConsultancyÍndia607,98 mil
Deutsche Post AgAlemanha601,72 mil
JD.comChina570,89 mil
JD LogisticsChina498,71 mil
United Parcel ServiceEstados Unidos490 mil

Com informações Estadão Conteúdo

Exit mobile version