As ações da Eletrobras (ELET3) foram o destaque positivo do pregão de quinta-feira (7), com alta de quase 10%! Nada mau para uma empresa do setor elétrico, que costuma ser monótono pra caramba.
Mas depois dessa forte valorização, a sua dúvida neste momento deve ser: será que eu perdi o bonde, ou ainda dá tempo de aproveitar a oportunidade?
Na minha opinião, ainda dá tempo — mas não demore muito.
- VEJA MAIS: Onde investir em Agosto? O Seu Dinheiro conversou com analistas renomados para saber quais ações, FIIs e BDRs valem a pena agora
Problemas ficaram no passado
Recentemente, a privatização da Eletrobras completou três anos em junho, mas os papéis não entregaram a valorização que se esperava.
Entre os fatores que mais pesaram estão a tentativa de reversão da privatização pelo governo, preços de energia muito baixos e um “ponto de partida” elevado, com as ações já tendo subido bastante antes da privatização.
Três anos depois, podemos dizer que as coisas estão bem melhores. Sobre a privatização, a Eletrobras e a União chegaram a um acordo sobre a limitação de votos no primeiro semestre, que reduziu drasticamente os riscos de uma reversão.
Além disso, todos esses problemas fizeram o mercado reduzir as expectativas, o que se traduz em um múltiplo Valor da Firma/Ebitda (EV/Ebitda) bem menor do que no período da privatização. Isso é uma boa notícia, pois o “ponto de partida” para quem entrar agora está muito mais atrativo.
Por fim, também vale a pena falar sobre a melhora do cenário para preços de energia, o que foi inclusive mencionado pela companhia nos resultados do segundo trimestre de 2025 e permitiu a ela anunciar dividendos bilionários:
- Leia também: A ação que caiu com as tarifas de Trump mas, diferente de Embraer (EMBR3), ainda não voltou — e segue barata
Eletrobras está prestes a virar vaca
Já conversamos sobre a possibilidade de a Eletrobras virar uma boa pagadora de dividendos aqui no Sextou, o que inclusive fez as ações entrarem na carteira da série Vacas Leiteiras, mas na categoria Bezerra, ou seja, com potencial de virar uma grande pagadora de dividendos no futuro.
Com os dividendos anunciados nesta semana e um yield de cerca de 9% nos últimos 12 meses, a Eletrobras está na iminência de se transformar em uma Vaca Leiteira, e na minha visão isso teve um grande peso na alta de ontem.
Os resultados foram bons, sim, e isso ajudou. Mas a perspectiva de que ela se torne uma pagadora de dividendos frequentes e robustos começa a atrair mais investidores para a tese.
Apenas como curiosidade, a Engie é uma das melhores empresas do setor, mas tem crescido pouco nos últimos anos. Mesmo assim, o histórico superior de execução combinado com bons dividendos garantem a ela um múltiplo Valor da Firma/Ebitda de mais de sete vezes.
Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes. Mas o potencial de crescimento de resultados e dividendos devem ajudar a fechar esse gap.
Pode não parecer muita coisa, mas uma expansão de múltiplos de cinco para sete vezes implica em uma valorização de +40%, tudo o mais constante.
Com a nossa expectativa de crescimento de resultados, melhora de governança e aumento nos dividendos, um re-rating parece próximo, e é por isso que a Eletrobras segue firme na carteira do Vacas Leiteiras.
Se tiver interesse, você pode conferir aqui essa outras ações com bom potencial de valorização e pagamento de dividendos.
Um abraço e até a próxima semana!
Ruy