Enquanto o presidente Donald Trump intensifica as deportações de brasileiros e de cidadãos de outros países latino-americanos, uma cidade do Canadá vai na contramão: há vagas para brasileiros.
Considerada uma das províncias mais encantadoras do país norte-americano, Québec abre suas portas com vagas de trabalho e programas de estudo. Mas é preciso correr. As inscrições vão só até 22 de setembro.
Organizada pela Québec International e pela Drummond Économique, a iniciativa reunirá recrutadores no Brasil, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de outubro, para entrevistas presenciais com profissionais e estudantes interessados nas oportunidades.
As empresas quebequenses oferecem mais de 100 vagas em setores estratégicos como manufatura e aeronáutica. Também há demanda por caldeireiros, soldadores e técnicos eletromecânicos, além de especialistas em áreas técnicas de engenharia, como aviões, elétrica e compatibilidade eletromagnética (EMC).
LEIA TAMBÉM: Conheça as análises da research mais premiada da América Latina: veja como acessar os relatórios do BTG Pactual gratuitamente com a cortesia do Seu Dinheiro
Estudar no Canadá
Além das vagas de emprego, o programa oferece também opções para estudantes brasileiros.
Estão disponíveis quase 50 programas de ensino técnico e superior em áreas como indústria, saúde, educação e recursos naturais. Além disso, também há opções de cursos de graduação, mestrado e doutorado em engenharia, ciências e tecnologia.
Os interessados devem atender a pré-requisitos como diploma técnico ou universitário na área desejada, experiência profissional e nível de francês adequado à vaga.
Desde 2011, mais de 600 brasileiros já foram contratados por empresas da província, reforçando a ponte entre o Québec e o Brasil.
Vale lembrar que o idioma oficial do Québec é o francês e todas vagas exigem ao menos nível intermediário na língua.
Como participar
Para participar, os candidatos precisam criar um perfil em francês no sistema Mon Compte Québec en tête e se inscrever nas vagas disponíveis no site.
Os estudantes também devem se inscrever pelo site.
Os selecionados serão notificados por e-mail no dia 30 de setembro e, caso aprovados, serão convocados para as entrevistas presenciais em São Paulo.